Preparo pHmetria

O exame de pH metria consiste em avaliar o grau do refluxo esofagogástrico do paciente, ou seja, verificar se o pH do esôfago é considerado normal ou patológico (Doença do Refluxo Esôfago Gástrico).

O exame é realizado a partir de uma sonda que é introduzida pela narina com a aplicação de um anestésico local, essa sonda é conectada a um aparelho cuja função é mapear durante as 24 horas (aproximadamente) os eventos de refluxos existentes nesse período.

A duração é de aproximadamente 15 minutos desde a introdução da sonda no paciente ao término do exame com as orientações necessárias.

O paciente geralmente apresenta leve náusea durante a introdução da sonda, porém esse procedimento conta com diversas intervenções de enfermagem para proporcionar menor desconforto possível ao paciente, pois buscamos meios para amenizar os sintomas garantindo a perfeição do exame e a satisfação do paciente.

Dúvidas Frequentes

Vou poder/conseguir comer com a sonda locada na garganta?

R: Com certeza, é até mesmo indicado se alimentar após o exame para adequação da sonda e adaptação da mesma ao paciente.

Tenho problemas com enjoos contínuos, a sonda pode me causar ainda mais náuseas?

R: Caso a sonda lhe cause náusea e induzir vômitos, a conduta é se acalmar e tentar não procurá-la no fundo da garganta, pois o risco da sonda sair é praticamente nulo. O importante é manter a calma e não tentar retirar a mesma sozinho(a) em casa.

Posso praticar esportes, academia, pilates entre outros, durante o tempo que estarei com o aparelho?

R: Embora a orientação seja a de manter as funções normais durante o mapeamento, esses tipos de exercícios podem causar suor e assim descolar o eletrodo que fixamos em seu corpo, outro risco seria o de tracionar o conector do aparelho e este desconectar causando assim o cancelamento das gravações do período.

Posso voltar a tomar meus medicamentos incluindo o para o estômago?

R: Não, durante o mapeamento não será permitido o uso de nenhum inibidor de ácido, como por exemplo: Omeprazol, Tecta, Nexium, Milanta Plus, ENO, entre outros.

Preparo

• Jejum absoluto de pelo menos 6 horas
  • O Paciente não deve fazer uso de medicações usadas para tratamento clínico de refluxo como:
    - Omeprazol, pantoprazol, esomeprazol (suspender 7 dias antes do exame)
    - Ranitidina, cimetidina (suspender 48 horas antes do exame)
  • Comparecer ao exame de banho tomado, pois não poderá ter contato com água durante a avaliação, uma vez que pode danificar o aparelho e alterar os dados gravados.
  • Usar camisa com botões e de manga curta, para facilitar a troca durante o dia.
  • Levar, caso tenha, o resultado mais recente dos exames de: endoscopia digestiva alta e manometria.

ESSE EXAME É REALIZADO NO ANDAR SUPERIOR DA CLÍNICA E O PACIENTE DEVERÁ SUBIR 20 DEGRAUS DE ESCADA. PORTANTO, SE O PACIENTE POSSUIR DIFICULDADE EM SUBIR ESCADAS (DEVIDO IDADE, ALGUMA DOENÇA, DEFICIÊNCIA OU ESTIVER ACIDENTADO ), ACONSELHAMOS O REAGENDAMENTO DO EXAME. CONVERSE COM UMA DE NOSSAS RECEPCIONISTAS PARA RECEBER ORIENTAÇÕES.

Apresentar-se munido de:

• Pedido Médico ORIGINAL
  • Documento de identificação pessoal com foto .
  • Carteirinha do convênio médico.
  • Guia ou autorização do convênio (quando necessária). Para o convênio INTERMEDICA, É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DA GUIA AUTORIZADA;
  • Trazer exames anteriores

Veja nossa localização

Em caso de dúvida entre em contato

Clique aqui e veja uma versão para impressão