FibroScan®

O que é o FibroScan®?

FibroScan® ou Elastografia Hepática Transitória é um exame não-invasivo usado para avaliar o grau de gordura e de rigidez do fígado.
As doenças hepáticas são silenciosas, o que infelizmente dificulta o diagnóstico precoce. Os pacientes podem passar décadas com danos progressivos ao fígado sem sintomas.

FibroScan® tem alta tecnologia e é uma alternativa eficiente, indolor e segura para avaliar a presença de “cicatrizes” e se há gordura anormal no fígado.

O teste foi criado na França e é utilizado cada vez mais em todo o mundo como exame complementar não invasivo para avaliação da saúde do fígado.

O exame é rápido, não dói e não oferece nenhum risco ao paciente.

O resultado do FibroScan® ajuda o Hepatologista a estadiar, isto é, determinar a gravidade de acometimento do fígado por diversas doenças. A condução do tratamento do paciente difere caso haja leve ou grande quantidade de cicatrizes no fígado.

Por que fazer um FibroScan®?

É um método validado mundialmente para avaliar a presença de cicatrizes no fígado, tendo acurácia maior que 90% para o diagnóstico de fibrose grave, quando há grande quantidade de cicatrizes no fígado.

No entanto, ressalto que o FibroScan® não faz diagnóstico de qual doença acomete o fígado. No entanto, após avaliação cuidadosa de seu Hepatologista, o FibroScan® ajuda sobremaneira o Hepatologista no seu seguimento.

Exame indolor, não causa incômodos ao paciente, além de ser rápido e fácil. A captação dos dados é feita por uma sonda muito parecida com um exame de ultrassonografia. Durante o procedimento você sentirá apenas uma leve vibração na pele, na ponta da sonda.

Como é feito o FibroScan®?

O procedimento é realizado após jejum de 2- 4horas. É essencial que o paciente esteja com seus exames complementares (laboratório e/ou ultrassom) relacionados ao fígado, que motivaram a solicitação do FibroScan®.

O exame é feito com paciente deitado com o abdômen para cima e o braço direito erguido e posicionado atrás da cabeça. O lado direito do abdômen é exposto, e o médico encosta a sonda do FibroScan® no local onde o fígado se localiza.

O exame, geralmente, dura menos de 10 minutos, e o paciente recebe o resultado logo após o exame e já estará liberado para voltar suas atividades, sem limitações.

Primeira Data: 30 de Julho - Manhã.

Laudo entregue no mesmo dia!

Faça já seu agendamento online

• Sind - Assistência Técnica - SP