Ficar Mais em Pé do que Relaxando? Não Faça Isso Para Perder Peso.

As pessoas queimam mais calorias quando estão em pé do que sentadas ou deitadas, mas o aumento é menor do que muitos de nós podemos esperar.

Fonte: Gretchen Reynolds - The New York Times
Ficar Mais em Pé do que Relaxando? Não Faça Isso Para Perder Peso.

Para aqueles de nós que decidiram ficar mais em pé e sentar menos no próximo ano, um novo estudo poderá amenizar algumas das nossas expectativas sobre os benefícios.

Ele descobre que as pessoas queimam mais calorias quando estão em pé do que sentadas ou deitadas, mas o aumento é menor do que muitos de nós podem esperar. Para aqueles de nós que abusaram e afrouxaram nossos regimes de exercícios durante as férias, isso também significa que é improvável que ficar de pé nos ajude a perder peso.

Mas isso não significa que devamos levar essa notícia à tona ou ao sentar-se, alertam os autores do estudo, porque a posição frequente provavelmente terá outros impactos substanciais na saúde.

Até agora, quase todo mundo já ouviu falar, se interessou ou rolou os olhos para o fenômeno das mesas para trabalhar em pé. Muitos de nós também usamos rastreadores de fitness que nos incomodam a cada hora ou mais para se levantar e se mover.

A ciência geralmente apóia esse crescente interesse em não se sentar. Estudos em animais e pessoas mostram que longas horas de quietude mudam a fisiologia do corpo de várias maneiras prejudiciais, incluindo a redução do fluxo sanguíneo para as pernas e para o cérebro; agravamento da saúde dos vasos sanguíneos; e diminuindo a produção de substâncias que ajudam a controlar o colesterol e o açúcar no sangue.

Em conseqüência, ser sedentário pode aumentar nossos riscos de diabetes, doenças cardíacas e morte prematura.

Ficar muito tempo sentado também está ligado a maiores probabilidades de obesidade e, para muitos de nós, é essa associação que é mais preocupante e mais provável de nos levar a ficar de pé.

E, novamente, estudos anteriores têm sido encorajadores, com a maioria indicando que devemos gastar centenas de calorias adicionais quando nos levantamos com frequência, em vez de nos sentarmos.

Mas muitos desses experimentos envolveram comportamentos um pouco exagerados, como quietude absoluta enquanto as pessoas sentavam-se, sem se mexer ou mexendo, e andando ou realizando tarefas durante as porções verticais.

Cientistas da Universidade de Bath, na Inglaterra, e do Westmont College, na Califórnia, suspeitaram que esses métodos acabaram inflando a disseminação do gasto de energia entre ser sedentário e ereto.

Assim, para o novo estudo, que foi publicado em novembro na revista Medicine & Science em Sports & Exercise, eles decidiram pedir às pessoas que se sentassem e se levantassem com mais naturalidade e monitorassem de perto quantas calorias queimaram no processo. Eles começaram recrutando 46 homens e mulheres cujo peso era normal. Dez eram californianos; o resto britânico. Os pesquisadores perguntaram a esses voluntários sobre seus hábitos de saúde e exercícios e, em seguida, determinaram seu gasto energético diário médio ajustando-os com máscaras que mediam sua taxa metabólica.

Eles então fizeram com que cada um dos voluntários se deitasse, sentasse ou permanecesse por 20 minutos de cada vez, em visitas de laboratório separadas, enquanto usava as máscaras. Para afastar o tédio, os voluntários assistiram a um documentários da natureza da BBC durante cada sessão.

Eles também foram autorizados a saltar, mexer, balançar ou agitar tanto ou pouco quanto quisessem durante as sessões. Pediram, no entanto, que permanecessem no lugar enquanto estivessem eretos, como alguém faria se estivesse trabalhando em uma mesa de pé.

Em seguida, os pesquisadores compararam o número de calorias queimadas em cada postura.

As diferenças eram visíveis. Mas elas também eram pequenas. Como um grupo, os voluntários queimaram cerca de 3% a mais de calorias quando sentados em comparação com os deitados e cerca de 12% a mais em pé em comparação com a posição sentada.

Em termos mais práticos, os pesquisadores estimam que, com base em seus achados metabólicos, a maioria das pessoas poderia esperar queimar cerca de 9 calorias adicionais se ficassem por uma hora em vez de ficar sentadas e, se dobrassem o tempo para duas horas por dia, Queime cerca de 130 calorias extras ao longo de uma semana.

Realisticamente, esses totais "não resultariam em déficit de energia suficiente para gerar uma taxa de perda de peso", diz James Betts, professor de pesquisa em saúde da Universidade de Bath, que liderou o estudo.

Mas há ressalvas para essa conclusão desanimadora. Talvez o mais interessante, algumas pessoas queimaram mais calorias do que outras enquanto estavam sentadas e de pé, porque se mexiam tanto. Essas pessoas também tendem a relatar exercícios regularmente.

É possível, diz o Dr. Betts, que "pessoas que são fisicamente mais aptas e mais ativas possam ter uma maior propensão a se incomodar".

Também é possível que as pessoas que não se incomodam com naturalidade aumentem ligeiramente o gasto de energia durante a sessão e a posição em pé se se contorcerem, rejeitarem e ignorarem as reclamações dos cônjuges e colegas de trabalho para ficarem quietas.

Mais importante, diz o Dr. Betts, “enquanto permanecer em pé não representa uma estratégia eficaz de perda de peso”, pode ajudar algumas pessoas a evitar a adição de peso. Isso porque até os pequenos excedentes de energia - consumindo mais calorias a cada dia do que você gasta - podem contribuir para o ganho de peso e a obesidade a longo prazo.

Realisticamente, esses totais "não resultariam em déficit de energia suficiente para gerar uma taxa de perda de peso", diz James Betts, professor de pesquisa em saúde da Universidade de Bath, que liderou o estudo.

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