Desidratação: Riscos e Mitos

Fonte: Jane E. Brody - The NY Times
Desidratação: Riscos e Mitos

Verdade seja dita, às vezes eu não sigo meu próprio conselho, e quando sofro as consequências, redescubro por que o ofereço. Eu há pouco recomendava beber muita água, talvez um copo a cada refeição e outro copo ou dois entre as refeições. Se não for água comum, o que é melhor, então café ou o chá sem açúcar (mas não bebidas alcoólicas ou açucaradas) funcionam também.

Jantei fora recentemente, depois de um dia especialmente ativo que incluiu cerca de oito quilometros de caminhada, 40 minutos de natação e uma visita ao museu de 90 minutos. Eu bebi apenas um copo de água e nenhuma outra bebida com a minha refeição.

Parecia estranho que eu não tivesse necessidade de usar o banheiro depois, nem mesmo depois de uma longa viagem para casa. Mas não me concentrei no motivo até o dia seguinte, depois de uma noite agitada, acordei exausta, fiz outra longa caminhada, nadei e andei de bicicleta por uma hora, seis quilometros de distância. Cheguei seca, implorando por água. Depois de beber cerca de 350ml, eu era uma pessoa nova. Eu já não me sentia como um balão de chumbo.

Parece que uma desidratação suave foi o meu problema, e a experiência me levou a examinar de perto a necessidade de água do corpo em uma série de circunstâncias.

Embora milhões de americanos carregem garrafas de água onde quer que elas vão e empresas de bebidas como Coca-Cola e Pepsi, fazem você acreditar que todas as vidas podem ser melhoradas pelas bebidas que vendem, a verdade é que a desidratação séria não é comum entre as pessoas normais e saudáveis. Mas existem exceções e incluem pessoas como eu na geração do Medicare, atletas que participam de eventos particularmente desafiantes como maratonas e bebês e crianças pequenas com diarréia grave.

Vamos começar com alguns fatos. A água é a substância mais importante que consumimos. Você pode sobreviver por cerca de dois meses sem comida, mas você morreria em cerca de sete dias sem água. A água compõe cerca de 75% do peso de um bebê e 55% do peso de uma pessoa mais velha.

As células humanas simplesmente não funcionam sem água, e o corpo desenvolveu um sistema finamente sintonizado e complexo para se certificar de que tem a água necessária em uma ampla gama de condições. Na maioria dos casos, a sede é um sinal confiável de que é necessária mais água. Um trabalho principal dos rins é excretar apenas água suficiente para manter as células adequadamente hidratadas. No entanto, ao contrário do mito, a urina escura não significa necessariamente que você está desidratado. A urina pode ser descolorida por alimentos como aspargos, amoras e beterrabas.

Outro mito popular: para hidratar a pele, prevenir rugas e produzir uma aparência incandescente, você precisa beber oito copos de água por dia. Beber água extra não melhora a pele em pessoas que estão bem hidratadas. É melhor usar um hidratante emoliente para combater a pele seca.

Uma boa hidratação definitivamente protege contra os cálculos renais, e há evidências de que ela evita a constipação e a asma induzida pelo exercício. Também pode ajudar a proteger contra doenças vasculares, como acidente vascular cerebral, freqüência cardíaca elevada ou queda repentina da pressão arterial e é especialmente importante para pessoas com diabetes.

Apesar da importância vital da água, há relativamente poucos bons estudos sobre o quanto é necessário, por quem e em que circunstâncias, de acordo com Barry M. Popkin, professor de nutrição na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. "Nós realmente não entendemos como a hidratação afeta a saúde e o bem-estar, e mesmo o impacto da ingestão de água em doenças crônicas", ele e seus colegas escreveram em Nutrition Reviews.

"Quase todo o financiamento da pesquisa com água foi fornecido pela indústria", disse o Dr. Popkin em uma entrevista, referindo-se a empresas que vendem todo tipo de bebidas, incluindo água engarrafada. "E a maior parte da pesquisa sobre a água tem sido específica em órgãos, feita por pessoas que estudam rins ou pulmões. Os sistemas do corpo inteiro não foram bem estudados ".

Não há diretrizes formais sobre a quantidade de água que as pessoas precisam cada dia. O montante é afetado pelo que as pessoas comem, seu peso e nível de atividade e até o ambiente em que vivem.

O Instituto de Medicina, que emite recomendações sobre as quantidades de nutrientes de que precisamos, afirma que uma "ingestão adequada" de água varia de 700 mililitros (cerca de três xícaras) por dia para recém-nascidos para 3,8 litros para mulheres lactantes. Ainda assim, o instituto concluiu que "os indivíduos podem ser adequadamente hidratados nos níveis mais baixos, bem como acima das ingestões adequadas fornecidas".

Além disso, o instituto afirmou que todos os tipos de líquidos podem contribuir para as necessidades totais de água de uma pessoa, incluindo bebidas como chá, café, sucos, refrigerantes e água potável, bem como a umidade contida em alimentos como frutas, legumes, sopas e até mesmo carnes . Na verdade, o instituto estima que a umidade nos alimentos é responsável por cerca de 20% da ingestão de água de uma pessoa típica.

Embora o instituto incluísse sucos e refrigerantes como fontes potenciais de hidratação, essas bebidas geralmente carregadas de açúcar tornaram-se um sério problema nutricional nas últimas décadas. O aumento total da ingestão de líquidos nos Estados Unidos, de 79 onças por dia em 1989 a 100 onças em 2002, veio de bebidas calóricas, informou o Dr. Popkin e colegas. Estudos demonstraram que as pessoas que bebem essas calorias extras não compensam consumindo menos calorias nos alimentos, o que contribuiu poderosamente para inflar as cinturas dos americanos.

Com certeza, é importante que os atletas tomem bastante água, especialmente quando níveis elevados de atividade, calor e umidade resultam em transpiração excessiva. Mas exagerar a hidratação tem seus próprios riscos; Corredores de maratona e outros atletas morreram depois de beberem mais água do que os rins são capazes de processar em tempo hábil, levando a células inchadas e perigosamente baixos níveis sanguíneos de sódio e outros eletrólitos.

Ao mesmo tempo, a hidratação inadequada pode ter efeitos debilitantes. Estudos de Lawrence B. Armstrong e colegas do Laboratório de Desempenho Humano da Universidade de Connecticut mostraram que a desidratação pode afetar negativamente a vigilância, concentração, tempo de reação, aprendizado, memória, humor e raciocínio e pode causar dores de cabeça, fadiga e ansiedade.

As pessoas mais velhas, especialmente os idosos frágeis, estão entre os que correm o risco de uma fraca hidratação, observou o Dr. Popkin. O mecanismo da sede torna-se menos efetivo com a idade, e muitas pessoas mais velhas diminuem o quanto bebem para limitar a frequência com que precisam chegar ao banheiro.

"Há um grande problema com as pessoas mais velhas caindo durante a noite e quebrando os ossos quando eles se levantam para ir ao banheiro", disse o Dr. Popkin. "Muitos não bebem porque têm medo de cair, mas podem morrer dos efeitos da desidratação".

Veja os serviços prestados

Convênios

  • Advance
  • Allianz Saúde
  • Ameplan
  • Amil
  • Apeoesp
  • Bradesco Saúde
  • Caixa Seguros
  • Care Plus
  • Cassi
  • Cetesb
  • Classes Laboriosas
  • Dix
  • Economus
  • Fundação CESP
  • Gama Saúde
  • Grupo Saúde Bresser
  • Hapvida
  • Intermedica
  • Itau
  • Life Empresarial
  • Mapfre
  • Marítima Saúde
  • MedService
  • Metrus
  • Notredame
  • Omint Saúde
  • Ônix
  • Portomed
  • Porto Seguro
  • Sabesprev
  • Santamalia
  • Saúde Secular
  • SP Trans
  • Sul America Saúde
  • Unafisco
  • Unimed
  • Unimed Rio
  • Unimed Seguros