Como Ser Feliz - Parte 5: Bondade

Fonte: Tara Parker-Pope
Como ser Feliz - Parte 5: Bondade

Bondade

Ser amável com os outros é um caminho comprovado em direção à felicidade. E não se esqueça de ser gentil com você também.

SEJA GENEROSO

A generosidade torna as pessoas mais felizes. Como observamos anteriormente, a generosidade é uma das seis variáveis ​​encontradas para influenciar consistentemente a felicidade no World Happiness Report. E vários estudos descobriram que as pessoas que se comportaram generosamente ficaram mais felizes em comparação com as pessoas que tomaram decisões egoístas. Na verdade, apenas pensar em ser generoso e gentil desencadeia uma reação de felicidade em nossos cérebros.

Em uma série de experimentos na Nova Zelândia, 50 pessoas receberam 25 francos suíços por semana durante quatro semanas (cerca de US $ 25 por semana em dólares dos Estados Unidos). A metade das pessoas foi convidada a gastar o dinheiro para si. A outra metade foi instruída a gastar o dinheiro com alguém que eles conheciam.

Os grupos passaram por uma série de exercícios que tomaram decisões sobre a quantidade de dinheiro a distribuir em vários cenários. Enquanto os sujeitos do estudo tomavam essas decisões, os cientistas estavam medindo a atividade cerebral nas partes do cérebro onde a generosidade, a felicidade e a tomada de decisão são processadas.

Os pesquisadores descobriram que simplesmente prometendo ser generosas alterações neurais ativadas relacionadas à felicidade. E as pessoas mais generosas eram mais felizes do que aquelas que se comportavam mais egoisticamente. A lição é óbvia: se você se sentir triste, seja generoso com seu dinheiro, seu tempo e seus recursos. Você ficará feliz por ter feito.

VOLUNTÁRIADO

O voluntariado está relacionado a benefícios para a saúde, como a baixa pressão arterial e a diminuição das taxas de mortalidade. Também sabemos que o voluntariado constrói a sua capacidade de resistência - a sua capacidade de recuperar o trauma, o sofrimento e outros pequenos e grandes contratempos na vida.

Um estudo da Universidade de Exeter descobriu que o voluntariado é essencialmente uma receita para a felicidade que pode prolongar sua vida e tornar seus anos na terra melhor de muitas maneiras. Depois de revisar 40 estudos sobre voluntariado, os pesquisadores descobriram que o voluntariado estava associado a menos depressão, mais satisfação e maior bem-estar. Em cinco grandes estudos de voluntariado, os voluntários tiveram uma taxa de mortalidade 22 por cento menor durante o período de estudo.

Claro, é possível que as pessoas mais felizes simplesmente sejam mais propensas a se voluntariar. Mas, em geral, a evidência apoia um forte vínculo entre dar e felicidades, e isso inclui dar tempo a outros.

DÊ UM TEMPO A VOCÊ MESMO

Você se cuida tanto quanto você cuida de seus amigos e familiares?

Essa simples questão é a base para uma nova e crescente área de pesquisa psicológica chamada auto-compaixão - quão gentilmente as pessoas se vêem. As pessoas que acham fácil ser solidárias e compreensivas para com os outros, afinal, muitas vezes pontuam surpreendentemente baixos nos testes de auto-compaixão, repreendendo-se por falhas percebidas, como estar com excesso de peso ou não se exercitar.

Mas é hora de dar uma ruptura e trabalhar na auto-compaixão. As pessoas que pontuam alto nos testes de auto-compaixão têm menos depressão e ansiedade, e tendem a ser mais felizes e mais otimistas.

Kristin Neff, uma psicóloga da Universidade do Texas, é autora de "Auto-Compaixão: o Poder comprovado de ser amável com você mesmo". O Dr. Neff desenvolveu uma escala de auto-compaixão para ajudar as pessoas a medir seus próprios níveis de compaixão por elas mesmas. Tome este mini-teste para ver se você é duro consigo mesmo ou mais provável que dê um tempo. Use uma escala de 1 a 5 com 1 sendo "menos propensos a se sentir dessa maneira" e 5 sendo "muito provável que se sinta assim".

  1. Estou desaprovando e julgando minhas próprias falhas e inadequações.
  2. Quando me sinto mal, tendo a ficar obsessivo e a consertar tudo o que está errado.
  3. Quando falho em algo importante para mim, eu me sinto consumado por sentimentos de inadequação.
  4. Quando os tempos são realmente difíceis, tendo a ser duro comigo mesmo.
  5. Quando vejo aspectos de mim mesmo que não gosto, eu me cobro.
  6. Quando as coisas estão indo mal para mim, vejo as dificuldades como parte da vida que todos atravessam.
  7. Quando algo me incomoda, eu tento manter minhas emoções equilibradas.
  8. Quando acontece algo doloroso, tento ter uma visão equilibrada da situação.
  9. Quando falho em algo importante para mim, tento manter as coisas em perspectiva.
  10. Sou tolerante com as minhas próprias falhas e insuficiências.

É bem óbvio que, se você marcar alto nas primeiras cinco perguntas e baixo sobre o resto, você é muito duro consigo mesmo. Se suas pontuações mais altas estavam nas perguntas de 6 a 10, então você está fazendo um bom trabalho de praticar auto-compaixão.

Para aqueles que estão abaixo da escala de auto-compaixão, o Dr. Neff sugere um conjunto de exercícios - como escrever-se uma carta de apoio, assim como você pode se preocupar com um amigo. Listando suas melhores e piores características, lembrando-se de que ninguém é perfeito e pensar em etapas que você pode tomar para ajudá-lo a se sentir melhor sobre você também é recomendado.

Outros exercícios incluem meditação e "pausas de compaixão", que envolvem a repetição de mantras como "Eu vou ser gentil comigo neste momento".

Dr. Neff lembra-nos que é preciso praticar ser legal com você mesmo.

"O problema é que é difícil desaprender os hábitos da vida", disse ela. "As pessoas têm que desenvolver ativamente e conscientemente o hábito da autocompaixão".

Artigos Relacionados

Veja os serviços prestados

Convênios

  • Advance
  • Allianz Saúde
  • Ameplan
  • Amil
  • Apeoesp
  • Bradesco Saúde
  • Caixa Seguros
  • Care Plus
  • Cassi
  • Cetesb
  • Classes Laboriosas
  • Dix
  • Economus
  • Fundação CESP
  • Gama Saúde
  • Grupo Saúde Bresser
  • Hapvida
  • Intermedica
  • Itau
  • Life Empresarial
  • Mapfre
  • Marítima Saúde
  • MedService
  • Metrus
  • Notredame
  • Omint Saúde
  • Ônix
  • Portomed
  • Porto Seguro
  • Sabesprev
  • Santamalia
  • Saúde Secular
  • SP Trans
  • Sul America Saúde
  • Unafisco
  • Unimed
  • Unimed Rio
  • Unimed Seguros