Como Ser Feliz - Parte 1: Mente

Fonte: Tara Parker-Pope
Como ser Feliz

Cientistas comportamentais passaram muito tempo estudando o que nos faz feliz (e o que não). Sabemos que a felicidade pode prever a saúde e a longevidade, e as escalas de felicidade podem ser usadas para medir o progresso social e o sucesso das políticas públicas. Mas a felicidade não é algo que só acontece com você. Todo mundo tem o poder de fazer pequenas mudanças em nosso comportamento, nossos arredores e nossos relacionamentos que podem nos ajudar a seguir uma vida mais feliz.

Como ser Feliz - Parte 1: Mente

Mente

A felicidade geralmente vem de dentro. Saiba como domar pensamentos negativos e se aproximar todos os dias com otimismo.

VENÇA O PENSAMENTO NEGATIVO

Todos os seres humanos tendem a ruminar mais experiências ruins do que as positivas. É uma adaptação evolutiva - sobre-aprendizagem das situações perigosas ou prejudiciais que encontramos através da vida (bullying, trauma, traição) que nos ajuda a evitá-los no futuro e reagir rapidamente em uma crise.

Mas isso significa que você tem que trabalhar um pouco mais para treinar seu cérebro para vencer os pensamentos negativos. Veja como:

Não tente parar os pensamentos negativos. Dizendo-se "Eu tenho que parar de pensar nisso", só faz você pensar mais sobre isso. Em vez disso, tenha suas preocupações. Quando você estiver em um ciclo negativo, reconheça-o. "Estou preocupado com o dinheiro." "Estou obcecado com os problemas no trabalho".

Trate-se como um amigo. Quando você está se sentindo negativo em relação a si mesmo, pergunte-se qual o conselho que você daria a um amigo que estava com ela. Agora tente aplicar esse conselho para você.

Desafie seus pensamentos negativos. O questionamento socrático é o processo de desafiar e mudar os pensamentos irracionais. Estudos mostram que esse método pode reduzir os sintomas da depressão. O objetivo é levá-lo de uma mentalidade negativa ("Eu sou um fracasso") para um mais positivo ("Eu tive muito sucesso na minha carreira. Este é apenas um revés que não reflete sobre eu. Eu posso aprender com isso e ser melhor. ") Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você pode se pedir para desafiar o pensamento negativo.

Primeiro, escreva seu pensamento negativo, como "Estou tendo problemas no trabalho e estou questionando minhas habilidades".

  • Então pergunte-se: "Qual é a evidência para esse pensamento?"
  • "Estou baseando isso em fatos? Ou sentimentos?"
  • "Posso interpretar mal a situação?"
  • "Como outras pessoas podem ver a situação de maneira diferente?
  • "Como eu posso ver esta situação se aconteceu com outra pessoa?"

Resumindo: o pensamento negativo acontece a todos nós, mas se o reconhecemos e desafiamos esse pensamento, estamos dando um grande passo em direção a uma vida mais feliz.

CONTROLE A RESPIRAÇÃO

A ciência está apenas começando a fornecer provas de que os benefícios dessa prática antiga são reais. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas respiratórias podem ajudar a reduzir os sintomas associados à ansiedade, insônia, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e transtorno de déficit de atenção. Durante séculos, os yogis usaram o controle da respiração, ou pranayama, para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Buda defendeu a meditação respiratória como forma de alcançar a iluminação.

REESCREVA SUA HISTÓRIA

Escrever sobre si mesmo e experiências pessoais - e depois reescrever sua história - pode levar a mudanças comportamentais e melhorar a felicidade. (Nós já sabemos que a escrita expressiva pode melhorar os distúrbios do humor e ajudar a reduzir os sintomas entre os pacientes com câncer, entre outros benefícios para a saúde).

Algumas pesquisas sugerem que escrever em um diário pessoal por 15 minutos por dia pode levar a um aumento da felicidade geral e do bem-estar, em parte porque nos permite expressar nossas emoções, estar atentos às nossas circunstâncias e resolver conflitos internos. Ou você pode dar o próximo passo e se concentrar em um desafio específico que enfrenta, e escrever e reescrever essa história.

Todos nós temos uma narrativa pessoal que molda nossa visão do mundo e de nós mesmos. Mas, às vezes, a nossa voz interior não está correta. Ao escrever e depois editar nossas próprias histórias, podemos mudar nossas percepções de nós mesmos e identificar obstáculos que impedem o nosso bem-estar pessoal. O processo é semelhante ao questionamento socrático (referenciado acima). Aqui está um exercício de escrita:

  1. Escreva uma breve história sobre sua luta. Estou tendo problemas de dinheiro. Estou tendo dificuldade em fazer amigos em uma nova cidade. Nunca vou encontrar amor. Estou brigando com minha esposa.
  2. Agora escreva uma nova história do ponto de vista de um observador neutro, ou com o tipo de incentivo que você daria a um amigo.
  • O dinheiro é um desafio, mas você pode tomar medidas para se tornar em forma financeira.
  • Todo mundo tem dificuldades em seu primeiro ano em uma nova cidade. Dê algum tempo. Junte-se a alguns grupos.
  • Não se concentre em encontrar amor. Concentre-se em conhecer novas pessoas e se divertir. O resto seguirá.
  • Os casais argumentam. Aqui está o aspecto da sua situação para um observador neutro.

Numerosos estudos mostram que escrever e reescrever sua história pode movê-lo para fora de sua mentalidade negativa e em uma visão mais positiva da vida. "A idéia aqui é fazer as pessoas chegarem a um acordo com quem são, onde querem ir", disse James Pennebaker, professor de psicologia da Universidade do Texas, que foi pioneiro em grande parte da pesquisa sobre escrita expressiva. "Eu penso na escrita expressiva como uma correção do curso de vida".

MEXA-SE

Quando as pessoas se levantam e se movem, até um pouco, elas tendem a ser mais felizes do que quando ainda estão paradas. Um estudo que rastreou o movimento e o humor dos usuários de celulares descobriu que as pessoas relataram a maior felicidade se eles estivessem se movendo nos últimos 15 minutos do que quando estavam sentados ou deitados. Na maioria das vezes, não era uma atividade rigorosa, mas apenas uma caminhada suave que os deixava de bom humor. Claro, não sabemos se o movimento faz você feliz ou se as pessoas felizes simplesmente se movem mais, mas sabemos que mais atividades andam de mãos dadas com melhor saúde e maior felicidade.

PRATIQUE O OTIMISMO

O otimismo é parte genética, parte aprendida. Mesmo se você nasceu em uma família de pessimistas sombrios, você ainda pode encontrar seu raio de sol interno. O otimismo não significa ignorar a realidade de uma situação terrível. Depois de uma perda de emprego, por exemplo, muitas pessoas podem se sentir derrotadas e pensar: "Nunca me recuperarei disso". Um otimista reconheceria o desafio de uma forma mais esperançosa, dizendo: "Isso vai ser difícil, mas é uma chance de repensar meus objetivos de vida e encontrar trabalho que realmente me faz feliz ".

E pensar pensamentos positivos e se cercar com pessoas positivas realmente ajuda. O otimismo, como o pessimismo, pode ser infeccioso. Então, faça força para sair com pessoas otimistas.

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