Como o Exercício pode Aumentar seu Autocontrole

Fonte: Gretchen Reynolds - The NY Times
Como o Exercício pode Aumentar seu Autocontrole

Para a maioria de nós, as tentações estão em todo lugar, desde o buffet de sobremesas até a boutique de sapatos online. Mas um novo estudo sugere que o exercício pode ser uma maneira simples, mesmo que inesperada, de aumentar nossa força de vontade e talvez nos ajude a evitar fazer escolhas impulsivas que mais tarde nos arrependeremos.

O autocontrole é um daqueles conceitos que todos reconhecemos e aplaudimos, mas não necessariamente praticamos. Exige renunciar a coisas que nos atraem, o que, vamos ser sinceros, não é divertido. Por outro lado, a falta de autocontrole pode trazer consequencias para a saúde e o bem-estar, muitas vezes contribuindo para problemas como ganho de peso, depressão ou problemas financeiros.

Dado esses impactos, cientistas e terapeutas estão interessados ​​em encontrar maneiras de aumentar a auto-contenção das pessoas. Vários tipos de terapias comportamentais e aconselhamento mostraram-se promissores. Mas essas técnicas normalmente requerem assistência profissional e, em sua maior parte, foram usadas para tratar pessoas com níveis de impulsividade anormalmente elevados.

Houve poucas opções científicamente validadas disponíveis para ajudar aqueles de nós que possam querer ser um pouco melhor para resistir aos nossos desejos mais diabólicos.

Então, para o novo estudo, que foi publicado recentemente em Behavior Modification, um grupo de pesquisadores da Universidade do Kansas em Lawrence começou a se perguntar sobre o exercício.

O exercício é conhecido por ter efeitos psicológicos consideráveis. Pode aumentar o humor, por exemplo, e expandir o senso das pessoas sobre o que são capazes de fazer. Então, talvez, os pesquisadores especulam, o exercício pode alterar a forma como as pessoas podem controlar seus impulsos.

Para descobrir, os cientistas decidiram primeiro montar um pequeno estudo piloto, envolvendo apenas quatro homens e mulheres.

Esses voluntários, sedentários e com excesso de peso, disseram que participariam de um programa de exercícios para prepará-los para completar uma corrida de 5Km e que o estudo examinaria alguns dos efeitos do treinamento, incluindo impactos psicológicos.

Os voluntários começaram por preencher uma série de questionários, incluindo um que quantificou sua "desvalorização pelo atraso", uma medida que os psicólogos usam para avaliar a habilidade de alguém para adiar os prazeres agora para prazeres maiores no futuro. Testa, por exemplo, se uma pessoa escolheu aceitar US $ 5 hoje ou US $ 15 daqui a uma semana.

O questionário de desvalorização pelo atraso é geralmente aceito nos círculos de pesquisa como uma medida válida do autocontrole de alguém.

Os voluntários então realizaram um regime de caminhada e corrida de dois meses, reunidos três vezes por semana durante 45 minutos com os pesquisadores, que os treinaram durante as sessões, pedindo-lhes que mantenham um ritmo que se sentia difícil, mas sustentável. A cada semana, homens e mulheres também repetiam os questionários.

Finalmente, um mês após a conclusão do treinamento formal, os voluntários voltaram para a universidade para mais uma série de testes. (Mais tarde, dois deles também concluíram corridas de 5Km).

Os pesquisadores sentiram que os resultados foram intrigantes. Três dos quatro participantes desenvolveram um autocontrole significativamente maior, de acordo com suas desvalorização do atraso, e mantiveram esses ganhos um mês após a conclusão do treinamento formal. Mas um voluntário, que perdeu várias sessões, não mostrou mudanças na impulsividade.

Um estudo de quatro pessoas é muito pequeno para ser significativo, no entanto, os pesquisadores repetiram o experimento com 12 mulheres de diferentes idades, pesos e níveis físicos.

Os resultados foram quase idênticos aos do estudo piloto. A maioria das mulheres ganhou um grau notável de autocontrole, com base em seus questionários, depois de completar o programa de caminhada e corrida. (Neste experimento, eles disseram que estavam treinando para uma melhor aptidão física.)

Mas os aumentos foram proporcionais; Quanto mais sessões uma mulher atendia ou quanto mais seu ritmo de corrida médio aumentava, maior a melhora em seu tempo de desvalorização pelo atraso.

Esses ganhos duraram um mês após a conclusão do treinamento, embora a maioria das mulheres tenha diminuído suas rotinas de exercícios até então.

A conclusão desses resultados parece ser que o exercício poderia ser uma maneira simples de ajudar as pessoas a fortalecer seu autocontrole, diz Michael Sofis, um candidato a doutorado em ciência comportamental aplicada na Universidade do Kansas que liderou o estudo.

Esses dois experimentos não podem nos dizer, no entanto, como o exercício nos ajuda a ignorar o fascínio de um donut. Mas o Sr. Sofis diz que muitos estudos anteriores concluíram que o exercício regular altera o funcionamento de partes do cérebro envolvidas no pensamento e na tomada de decisões de nível superior, que, por sua vez, desempenham papéis importantes no controle de impulsos.

O exercício também pode ter impactos psicológicos mais abstratos sobre nosso senso de autocontrole, diz ele. É, para muitos de nós, uma forma concentrada de gratificação retardada. Esforçar-se durante um treino não é sempre imediatamente prazeroso. Mas pode-se sentir maravilhoso depois saber que conseguimos continuar, uma sensação que poderia se espalhar para a tomada de decisões posterior.

Claro, com um total de apenas 16 participantes, essas experiências permaneceram em pequena escala e limitadas, dependendo de uma medida matemática fundamentalmente artificial de autocontrole. Os cientistas, por exemplo, não seguiram se os voluntários se tornaram menos impulsivos em suas vidas diárias reais. O Sr. Sofis e seus colegas esperam realizar estudos de acompanhamento que analisem os impactos do exercício real sobre o autocontrole.

Mas, por enquanto, ele diz, esses resultados sugerem que pessoas normais "podem mudar e melhorar seu autocontrole com atividade física regular".

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