Você é Carbohólico? Por Que Cortar Carboidratos Pode Ser Tão Difícil

Fonte: Gary Taaubes - The New York Times
Você é Carbohólico? Por Que Cortar Carboidratos Pode Ser Tão Difícil

Eu tenho comido uma dieta rica em gorduras e com restrição de carboidratos há quase 20 anos, desde que comecei como um experimento ao investigar a pesquisa nutricional para a revista Science. Acho que é fácil manter um peso saudável quando como assim. Mas mesmo depois de duas décadas, a sensação de estar à beira de uma ladeira escorregadia está sempre presente.

Os feriados e as férias em família são um problema particular. Sobremesas e doces, ao que parece, vão aparecer depois de cada almoço e jantar, e eu não sou particularmente bom em dizer não quando todo mundo está participando. Quanto mais doces eu como, quanto mais nós comemos como uma família, mais tempo demora para voltar para casa antes que a expectativa de um deleite diário desapareça.

O que eu percebi é que comer um pouco de uma sobremesa saborosa ou um pouco de macarrão ou pão não me satisfaz. Em vez disso, inflama uma ânsia feroz por mais, para comer tudo e depois mais um pouco. Acho mais fácil evitar completamente o açúcar, os grãos e os amidos do que tentar comê-los com moderação. A questão é por quê.

Para começar a responder a essa pergunta, é necessário entender que os pesquisadores geralmente não estão divididos apenas no que causa a obesidade, mas também porque temos desejos e muitas vezes deixamos de seguir dietas.

O pensamento convencional, sustentado pela grande proporção de muitos pesquisadores e clínicos que entrevistei ao longo dos anos, é que a obesidade é causada pelo excesso calórico. Eles se referem a ele como um distúrbio do "balanço energético", e assim o tratamento é consumir menos energia (menos calorias) e gastar mais. Quando deixamos de manter essa prescrição, a implicação é que simplesmente nos falta força de vontade ou autodisciplina.

"É visto como uma questão psicológica ou mesmo uma questão de caráter", diz o Dr. David Ludwig, que estuda e trata a obesidade na Harvard Medical School.

A posição minoritária neste campo - que o Dr. Ludwig mantém, assim como eu depois de anos de reportagem - é que a obesidade é na verdade um distúrbio regulatório hormonal, e o hormônio que domina esse processo é a insulina. Ela liga diretamente o que comemos ao acúmulo de excesso de gordura e, por sua vez, está ligado aos alimentos que ansiamos e à fome que sentimos. Sabe-se desde a década de 1960 que a insulina sinaliza às células de gordura para acumular gordura, enquanto diz às outras células do nosso corpo para queimar carboidratos como combustível. Por este pensamento estes carboidratos são exclusivamente engordantes.

Como os níveis de insulina após as refeições são determinados em grande parte pelos carboidratos que ingerimos - grãos e amidos especialmente digeríveis, conhecidos como carboidratos de alto índice glicêmico, assim como açúcares como sacarose e xarope de milho rico em frutose - as dietas baseadas nessa abordagem visam especificamente esses carboidratos . Se não queremos ficar gordos ou engordarmos, não os comemos.

Esse efeito da insulina sobre o metabolismo de gorduras e carboidratos oferece uma explicação do porquê desses mesmos carboidratos, como diz o Dr. Ludwig, serem tipicamente os alimentos que mais desejamos; por que um pequeno “deslize”, como os especialistas em dependência chamariam, poderia facilmente levar a uma compulsão.

Eleve os níveis de insulina, mesmo um pouco, diz o Dr. Robert Lustig, um endocrinologista pediátrico da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e o corpo muda de queima de gordura para combustível para queimar carboidratos, por necessidade.

"Quanto mais insulina você libera, mais você almeja carboidratos", disse ele. "Uma vez que você está exposto a um pouco de carboidrato, você obtém uma elevação de insulina, que força a energia em células adiposas e que priva suas outras células da energia que elas teriam utilizado - em essência, fome. Então você compensa ficando com fome, especialmente por mais carboidrato. Insulina alta impulsiona o desejo de carboidratos.”

O resultado é que até mesmo uma mordida ou um gosto de alimentos ricos em carboidratos podem estimular a insulina e criar uma fome - um desejo - por ainda mais carboidratos. “Não há dúvida em minha mente”, diz o Dr. Lustig, “que uma vez que as pessoas que são carbohólicas baixam seus níveis de insulina, elas se tornam menos carbohólicas. E se eles saírem do caminho começarem a comer carboidratos, voltarão para onde estavam antes. Eu já vi isso em vários pacientes ”.

Açúcar e doces podem ser um problema particular por causa de várias respostas fisiológicas que podem ser exclusivas do açúcar. O desejo por açúcar parece ser mediado pelo centro de recompensa do cérebro que é desencadeado por outras substâncias que causam dependência. Tanto o açúcar quanto as substâncias que causam dependência estimulam a liberação de um neurotransmissor chamado dopamina, produzindo uma sensação intensamente prazerosa que nosso cérebro anseia por repetir. Se isso realmente é um jogador significativo em desejos de açúcar é uma das muitas áreas de controvérsia no campo.

Pesquisadores como o Dr. Ludwig e o Dr. Lustig, que também consultam pacientes, médicos, nutricionistas e nutricionistas que promovem dietas com restrição de carboidratos, acreditam que uma pessoa pode minimizar esses desejos de carboidratos ingerindo muitas gorduras saudáveis. A gordura é saciante, diz o Dr. Ludwig, e é o único macronutriente que não estimula a secreção de insulina. Comer alimentos ricos em gordura “ajuda a extinguir o comportamento compulsivo”, diz o Dr. Ludwig, “em oposição aos alimentos ricos em carboidratos que o exacerbam” (embora a definição de gordura “saudável” seja outro tópico de debate).

Seja qual for o mecanismo envolvido, se o objetivo é evitar o tipo de deslize que leva de uma única garfada de arroz a um donuts ou cair da dieta para sempre, então as mesmas técnicas que foram pioneiras no campo da dependência de drogas. Evitar recaídas também deve funcionar nesse cenário também. Estes princípios básicos foram desenvolvidos ao longo de décadas, diz Laura Schmidt, especialista em dependência da Universidade da Califórnia, San Francisco School of Medicine, que agora estuda o açúcar também. Eles podem "trabalhar para quem ficou limpo e sóbrio e quer continuar assim".

A primeira e mais óbvia estratégia é ficar longe do gatilho. "Os alcoólatras que se importam em permanecer sóbrios não conseguem um emprego em um bar ou até mesmo caminham pelo corredor de bebidas alcoólicas em uma mercearia", diz o Dr. Schmidt. "É mais difícil evitar comidas lixo no ambiente de alimentos que nos rodeia, mas certamente podemos limpar nosso ambiente doméstico e evitar situações em que o açúcar e outras guloseimas estejam facilmente disponíveis."

Mudar nossas redes sociais também pode ser necessário - convencer nossas famílias e comunidades a investir na evitação desses alimentos, da mesma forma que ajudariam se tentássemos parar de fumar cigarros, álcool ou drogas mais pesadas.

Outra técnica valiosa é aprender a identificar, planejar e evitar situações que enfraquecem a resolução ou aumentam os desejos. “Se eu souber que às 15h Eu tenho um pouco de queda e quero ir para a máquina de venda automática, então eu posso ter comida disponível que é o equivalente, mas que não irá desencadear uma compulsão ”, diz o Dr. Schmidt. "Em vez de refrigerante açucarado, posso beber água com gás com um limão."

Em última análise, qualquer dieta bem sucedida é, por definição, um compromisso de longo prazo. Nós tendemos a pensar em dietas como algo que nós entramos e saímos. E se saímos, pensamos que a dieta falhou. Mas, se comprarmos a lógica das dietas com restrição de carboidratos, isso implicará a aceitação de uma vida inteira de abstenção. Tal como acontece com cigarros ou álcool, se saímos da estrada, não desistimos; nós voltamos.

"É um sistema muito poderoso que precisa ser desfeito, seja vício ou doença metabólica", diz o Dr. Schmidt. "É tricotado no corpo e mente ao longo dos anos, e ficar saudável requer também a visão de longo prazo."

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