Uma Hora de Corrida pode Adicionar 7 Horas a Sua Vida

Fonte: Gretchen Reynolds - The NY Times
Uma hora de corrida pode adicionar 7 horas a sua vida

A corrida pode ser sozinha o exercício mais eficaz para aumentar a expectativa de vida, de acordo com uma nova pesquisa e análise de pesquisas anteriores sobre o exercício e morte prematura. O novo estudo descobriu que, em comparação com não-corredores, os corredores tendiam a viver cerca de três anos adicionais, mesmo se eles correrem lenta ou esporadicamente e fumam, bebem ou estão acima do peso. Nenhuma outra forma de exercício que os pesquisadores analisaram apresentou impactos comparáveis ​​na vida.

Os resultados vêm como um follow-up a um estudo feito há três anos, em que um grupo de notáveis cientistas do exercício examinaram dados de um grande lote de testes médicos e de aptidão realizados no Instituto Cooper em Dallas. Essa análise descobriu que apenas cinco minutos de corrida diária estava associada a períodos de vida prolongados.

Depois que o estudo foi liberado, os investigadores foram inundados com as perguntas de companheiros cientistas e do público em geral, diz Duck-chul Lee, um professor da cinesiologia na universidade de estado de Iowa e um co-autor do estudo. Algumas pessoas perguntaram se outras atividades, como caminhar, provavelmente seriam tão benéficas quanto correr para reduzir os riscos de mortalidade.

Corredores de alta quilometragem se perguntaram se eles poderiam estar fazendo demais, e se em algum número indefinido de quilômetros ou horas, correndo pode se tornar contraproducente e até mesmo contribuir para a mortalidade prematura.

E algumas pessoas questionaram se corer realmente acrescentou algo materialmente à longevidade das pessoas. Poderia ser, eles perguntaram algo um pouco inútil, já que se, a fim de reduzir o risco de morrer por um ano, você tinha que gastar o equivalente a um ano de tempo nas pistas ou faixas, não produzindo nenhum ganho líquido discernível?

Assim, para o novo estudo, que foi publicado no mês passado no "Progress in Cardiovascular Disease", o Dr. Lee e seus colegas decidiram abordar essas e questões relacionadas reanalizando os dados do Instituto Cooper e também examinando os resultados de uma série de outros grandes estudos recentes sobre as associações entre exercício e mortalidade.

No geral, essa nova revisão reforçou as descobertas da pesquisa anterior, os cientistas determinaram. Cumulativamente, os dados indicaram que correr, seja qual for o ritmo ou a quilometragem de alguém, reduziu o risco de morte prematura em quase 40%, um benefício que se manteve verdadeiro mesmo quando os pesquisadores controlavam fumar, beber e um histórico de problemas de saúde como hipertensão ou hipertensão. obesidade.

Usando esses números, os cientistas então determinaram que se cada não corredor que tinha sido parte dos estudos analisados assumisse o esporte, haveria 16 por cento menos mortes em todos e 25 por cento menos ataques cardíacos fatais. (Uma advertência: os participantes nesses estudos eram principalmente brancos e de classe média.)

Talvez mais interessante, os pesquisadores calcularam que, hora por hora, correr estatisticamente retorna mais tempo para a vida das pessoas do que consome. Calculando duas horas por semana de treinamento, uma vez que foi a média relatada por corredores no estudo do Cooper Institute, os pesquisadores estimaram que um corredor típico iria gastar menos de seis meses realmente correndo ao longo de quase 40 anos, mas poderia esperar um aumento na esperança de vida de 3,2 anos, para um ganho líquido de cerca de 2,8 anos.

Em termos concretos, uma hora de corrida estatisticamente prolonga a expectativa de vida em sete horas, relatam os pesquisadores.

É claro que essas adições "não são infinitas", diz Lee. Correr não torna as pessoas imortais. Os ganhos na expectativa de vida são limitados em torno de três anos extras, diz ele, apesar de muita gente correr.

A boa notícia é que a corrida prolongada não parece ser contraproducente para a longevidade, continua ele, de acordo com os dados que ele e seus colegas revisaram. As melhorias na expectativa de vida geralmente estabilizaram em cerca de quatro horas de corrida por semana, diz Lee. Mas eles não diminuem.

Enquanto isso, outros tipos de exercícios também beneficiaram de forma confiável a expectativa de vida, descobriram os pesquisadores, mas não no mesmo grau que a corrida. Caminhar, andar de bicicleta e outras atividades, mesmo se elas exigiram o mesmo esforço que correr, normalmente diminuem o risco de morte prematura em cerca de 12 por cento. (Para deixar meus próprios preconceitos claros, corro, mas também adoro andar de bicicleta e ando com meus cães todos os dias.)

Por que a corrida deve ser tão excepcionalmente potente contra a mortalidade precoce permanece incerto, diz Lee. Mas é provável, diz ele, que combata muitos dos fatores de risco comuns para a morte precoce, incluindo pressão alta e gordura corporal extra, especialmente na cintura.

Correr também aumenta a aptidão aeróbica, ele diz, e alta aptidão aeróbia é um dos indicadores mais conhecidos da saúde de um indivíduo a longo prazo.

Naturalmente, as descobertas nesta nova revisão são associativas, o que significa que provam que as pessoas que correm também tendem a ser pessoas que vivem mais tempo, mas não que correr diretamente faz com que os aumentos na longevidade. Os corredores normalmente também levam vidas saudáveis, diz Dr. Lee, e seus estilos de vida podem estar desempenhando um papel descomunal na mortalidade.

Mas mesmo levando essa possibilidade em consideração, diz ele, os dados sugerem que correr poderia acrescentar anos à nossa vida.

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