Mesmo um Pouco de Musculação Pode Reduzir o Risco de Ataques Cardíacos e Derrames

Fonte: Gretchen Reynolds - The New York Times
Mesmo um Pouco de Musculação Pode Reduzir o Risco de Ataques Cardíacos e Derrames

Apesar da construção muscular, o flab-trimming e, de acordo com pesquisas recentes, os benefícios de levantar pesos, tais exercícios de resistência geralmente não contribuem muito para a saúde do coração, como os exercícios de resistência como corrida e ciclismo o fazem. Mas um estudo publicado em outubro na revista Medicine & Science em Sports & Exercise fornece evidências pela primeira vez de que mesmo um pouco de treinamento com pesos pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame. As pessoas parecem obter esse benefício, independentemente de se envolverem em exercícios aeróbicos frequentes.

O estudo baseou-se em um inestimável acervo de dados de saúde coletados na Cooper Clinic, em Dallas, onde milhares de homens e mulheres têm passado por exames anuais, que incluem o preenchimento de questionários detalhados sobre seus hábitos de exercícios e histórico médico. Mais de 12.500 registros foram anonimizados para homens e mulheres, a maioria deles de meia-idade, que visitaram a clínica pelo menos duas vezes entre 1987 e 2006. Os indivíduos foram classificados de acordo com as rotinas de exercícios de resistência, desde aqueles que nunca aqueles que completaram uma, duas, três ou mais sessões semanais (ou se levantaram por mais ou menos de uma hora por semana). Outra categoria foi o exercício aeróbico e se os sujeitos cumpriram a recomendação padrão de 150 minutos por semana de exercícios rápidos. Os dados deste exercício foram então cruzados com ataques cardíacos, derrames e mortes durante os 11 anos ou mais após a última visita clínica de cada participante.

Os resultados foram dramáticos: o risco de sofrer esses eventos foi cerca de 50% menor para aqueles que levantaram pesos ocasionalmente, em comparação com aqueles que nunca fizeram - mesmo quando não estavam fazendo o exercício de resistência recomendado. As pessoas que levantaram duas vezes por semana, durante cerca de uma hora no total, tiveram os maiores declínios no risco. (Curiosamente, os indivíduos que relataram o treinamento com pesos quatro ou mais vezes por semana não mostraram nenhum benefício significativo à saúde em comparação com aqueles que nunca levantaram, embora os pesquisadores acreditem que esse achado seja provavelmente uma anomalia estatística.)

"A boa notícia", diz Duck-chul Lee, professor associado de cinesiologia na Iowa State University e co-autor do estudo, "é que encontramos benefícios substanciais para o coração associados a uma quantidade muito pequena de exercícios resistidos". No estudo associativo, os resultados mostram apenas que as pessoas que levantam pesos ocasionalmente têm corações mais saudáveis ​​- não que o treinamento de resistência reduz diretamente os riscos de saúde relacionados ao coração. Os dados, no entanto, revelam associações entre levantamento de peso e um menor índice de massa corporal, diz Lee, que pode estar relacionado a menos problemas cardíacos. Ele e seus colegas não sabem os detalhes de quais exercícios as pessoas estavam fazendo - quantas repetições eles fizeram ou em que nível de resistência. Lee diz que está nos estágios iniciais de um grande estudo para examinar alguns desses fatores. Mas ele não sugere esperar por esses resultados.

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