Magnésio Ajuda Você a Dormir?

Fonte: Rony Caryn Rabin - The New York Times
Magnésio Ajuda Você a Dormir?

P: Magnésio Ajuda Você a Dormir?

R: Estudos encontraram uma ligação entre baixos níveis de magnésio, um mineral essencial que desempenha um papel crucial em uma ampla gama de processos corporais e distúrbios do sono. Mas se você está preocupado que não esteja obtendo suficiente magnésio, mudar sua dieta pode ser uma opção melhor do que tomar um suplemento, pois "há evidências escassas de que tomar doses super-terapêuticas de magnésio lhe dará um benefício", disse o Dr. Raj Dasgupta, professor de medicina pulmonar e do sono na Universidade do Sul da Califórnia.

O mineral está amplamente disponível tanto em alimentos vegetais quanto em plantas, e os rins limitam a excreção urinária de magnésio, então as deficiências são raras em pessoas saudáveis. Vegetais verdes folhosos, nozes, legumes e grãos integrais são boas fontes de magnésio; peixe, frango e carne também contêm magnésio. Adultos mais velhos e pessoas com certos distúrbios, como diabetes tipo 2, doenças gastrointestinais e alcoolismo, no entanto, podem ter quantidades inadequadas.

"A deficiência de magnésio tem sido associada a maiores níveis de estresse, ansiedade e dificuldade de relaxar, que são ingredientes-chave para dormir bem à noite", afirmou o Dr. Dasgupta. Ele observou que o magnésio interage com um neurotransmissor importante que favorece o sono.

Um pequeno estudo clínico duplo cego de 43 pessoas idosas em Teerã, que foram aleatoriamente designados para receber 500 miligramas de magnésio ou placebo durante oito semanas, descobriram que aqueles que receberam o suplemento adormeceram mais rápido e passaram mais tempo na cama dormindo, mas o tempo de sono total não era necessariamente mais longo.

Um estudo ainda menor de 10 pessoas feito há quase 20 anos descobriu que tomar um suplemento de magnésio ajudou as pessoas com síndrome das pernas inquietas a dormir mais.

Se você suspeita que você é deficiente em magnésio ou quer tomar suplementos de magnésio, fale com seu médico primeiro. O magnésio pode interagir mal com outras drogas, e tomar quantidades excessivas sob a forma de suplementos pode causar cólicas no estômago, diarréia e náuseas. Incluir mais vegetais de folhas verdes, legumes, nozes, sementes e grãos integrais em sua dieta pode ser uma opção melhor, dizem os médicos.

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