O Exercício Altera Nosso Microbioma. Por isso é tão bom para nós?

Fonte: Gretchen Reynolds - The New York Times
O Exercício Altera Nosso Microbioma. Por isso é tão bom para nós?

O exercício pode alterar a composição e a atividade dos trilhões de micróbios em nossas tripas de maneiras que poderiam melhorar a nossa saúde e metabolismos ao longo do tempo, revela um novo estudo.

Os resultados fornecem novos insights sobre como o exercício pode afetar mesmo as partes de nossos corpos que parecem não envolvidas em exercicios, talvez fornecendo outro impulso para manter nossas promessas de exercícios este ano.

Eu acho que todos nós ouvimos agora que cada um de nós contém um pequeno universo pulsante de bactérias dentro de nossas tripas. Este microbioma inclui inúmeras espécies diferentes de micróbios em proporções variadas que interagem, competem e liberam diversas substâncias que estão implicadas no controle de peso, inflamação, respostas imunes e muitos outros aspectos da saúde em todo o corpo.

Em termos gerais, nossos microbiomas tendem a ser relativamente estáveis, mostram a maioria dos estudos. Mas nossos microbiomas podem mudar à medida que nossos estilos de vida o fazem. A dieta afeta claramente a composição do microbioma de uma pessoa, assim como doenças, certas drogas, quanto pesamos e outros fatores.

O exercício também tem sido associado a variações no microbioma. Estudos anteriores mostraram que os atletas de resistência tendem a ter uma coleção de micróbios algo diferentes em seus intestinos do que as pessoas sedentárias, especialmente se os atletas são magros e as pessoas sedentárias não são.

Mas esses estudos têm sido associados e não mostraram se o exercício realmente alterou os micróbios ou como as alterações microbianas podem afetar a saúde posteriormente.

Assim, para o novo estudo, publicado em novembro em Medicina e Ciência em Esportes e Exercícios, cientistas da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign decidiram rastrear as entranhas das pessoas que realizaram uma rotina de exercícios diferente.

O estudo foi projetado, de fato, como um seguimento a um estudo animal anterior e interessante pelos mesmos cientistas. Nesse trabalho, os pesquisadores permitiram que alguns ratos de laboratório se exercitassem e outros permanecesse repousando na maior parte de sua vida adulta. O material do intestino dos camundongos foi então transplantado para animais que tinham sido criados para serem livres de germes, de modo que suas tripas incorporassem facilmente essas novas tribos de bactérias. Depois que os microbiomas dos animais foram estabelecidos, os cientistas expuseram os camundongos a uma substância que pode causar irritação e inflamação nos tecidos no cólon.

Os cientistas descobriram que os animais com micróbios intestinais dos corredores eram mais capazes de resistir e curar os danos nos tecidos e apagar a inflamação do que aqueles cujos micróbios tinham vindo de camundongos sedentários.

Agora, os cientistas desejavam ver se o exercício afetaria o funcionamento dos micróbios nas pessoas.

Começaram pelo recrutamento de 32 homens e mulheres que não se exercitaram. Cerca de metade eram obesas e o resto de peso normal.

Os cientistas tomaram amostras de sangue e fecais e testaram a aptidão aeróbica de todos. Então eles fizeram com que os homens e as mulheres começassem exercícios supervisionados, durante os quais seus esforços aumentaram ao longo do tempo de cerca de 30 minutos de caminhada ou ciclismo fácil até cerca de uma hora de jogging vigoroso ou pedalar três vezes por semana.

Os voluntários foram convidados a não mudar suas dietas normais.

Após seis semanas, os cientistas coletaram mais amostras e testaram novamente todos e pediram aos voluntários que parassem de se exercitar completamente.

Seis semanas depois, os testes foram novamente repetidos.

A análise subseqüente mostrou que os micróbios intestinais dos voluntários haviam mudado durante todo o experimento, alguns com um número cada vez maior e outros em declínio. Os pesquisadores também encontraram mudanças nas operações dos genes de muitos micróbios. Alguns desses genes estavam trabalhando mais duro agora, enquanto outros ficaram em silêncio.

A maioria dessas mudanças não foi compartilhada de uma pessoa para a próxima. O intestino de todos respondeu de forma única ao exercício.

Mas houve algumas semelhanças, descobriram os pesquisadores. Em particular, eles notaram aumentos generalizados em certos micróbios que podem ajudar a produzir substâncias chamadas ácidos gordurosos de cadeia curta. Acredita-se que esses ácidos gordurosos ajudem a reduzir a inflamação no intestino e no resto do corpo. Eles também trabalham para combater a resistência à insulina, um precursor da diabetes e, de outra forma, reforçam nossos metabolismos.

A maioria dos voluntários apresentou concentrações maiores desses ácidos graxos de cadeia curta nos intestinos após o exercício, juntamente com os micróbios que os produzem.

No entanto, esses aumentos foram maiores, entre os voluntários que começaram o experimento em comparação com aqueles que eram obesos, descobriram os cientistas.

E talvez não seja surpreendente, quase todas as mudanças nas tripas das pessoas se dissiparam após seis semanas de não se exercitar. Em geral, seus microbiomas reverteram para o que eles estavam no início do estudo.

Ainda assim, os resultados gerais do estudo sugerem que mesmo algumas semanas de exercício podem alterar a aparência e a função dos microbiomas das pessoas, diz Jeffrey Woods, professor de cinesiologia e saúde comunitária na Universidade de Illinois que conduziu o estudo, juntamente com o seu doutorado Jacob Allen (agora pesquisador pós-doutorado na Ohio State University) e outros.

Em teoria, o Dr. Woods continua, essas mudanças poderiam contribuir para alguns dos maiores benefícios para a saúde do exercício, como a capacidade de reduzir a inflamação em todo o corpo.

"Mas é preciso fazer mais estudos para provar isso", diz ele.

Ele também espera que pesquisas futuras possam explicar por que os voluntários obesos apresentaram ganhos menores em seus micróbios produtores de ácidos gordos do que os homens e mulheres mais enxutos. Um estudo adicional também pode ajudar a determinar se e como as microbiomas das pessoas podem continuar a mudar se exercem por mais de seis semanas - um objetivo que todos nós, é claro, prometemos para este ano, certo?

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