Como Ser Feliz - Parte 2: Moradia

Fonte: Tara Parker-Pope
Como ser Feliz - Parte 2: Moradia

Moradia

Onde você mora - o país, a cidade, seu bairro e sua casa - tudo isso têm um efeito em sua felicidade geral.

ENCONTRANDO SEU LUGAR FELIZ

Imagine uma escada, com passos numerados de zero no começo até 10 no topo. O topo da escada representa a melhor vida possível para você e o começo da escada representa a pior vida possível para você. Em que passo da escada você diria que você pessoalmente sente que está neste momento?

Esta chamada escada de felicidade é famosa como uma forma de medir e comparar a felicidade em todo o mundo. O "Relatório Mundial da Felicidade" classifica os países com base no bem-estar e felicidade subjetivos das pessoas que vivem lá e suas respostas ao teste de escada. Aqui estão os 10 países mais felizes da Terra:

Os 10 países mais felizes da terra
1. Noruega (7.537) 6. Holanda (7.377)
2. Dinamarca (7.522) 7. Canadá (7.316)
3. Islândia (7.504) 8. Nova Zelândia (7.314)
4. Suíça (7.494) 9. Austrália (7.284)
5. Finlândia (7.469) 10. Suécia (7.284)

Os países que você esperaria ser felizes - aqueles com economias fortes e qualidade de vida - ainda estão bastante felizes, embora muitos tenham ficado abaixo dos 10 melhores e possam melhorar as políticas para tornar seus cidadãos ainda mais felizes. Os Estados Unidos (6.993) é o 14º lugar. França (6.442) classificado em 31º. Japão (5.920) foi 51º.

Os lugares menos felizes na Terra não são surpreendentes. Eles tendem a ser países que experimentaram guerra, catástrofes naturais e dificuldades: 151. Ruanda (3.471) 152. Síria (3.462) 153. Tanzânia (3.349) 154. Burundi (2.905) 155. República Centro-Africana (2.693).

Uma coisa que aprendemos com o relatório da felicidade é que existem seis variáveis que explicam as diferenças de felicidade humana entre países:

Fatores que contam para a felicidade em um país:

  1. Produto interno bruto per capita
  2. Suporte social
  3. Expectativa de vida
  4. Liberdade social
  5. Generosidade
  6. Ausência de corrupção

A pesquisa destina-se a ser utilizada no nível das políticas públicas, mas também há lições para aprender ao nível pessoal. Encontre um trabalho sustentável e satisfatório; faça o seu melhor para viver em um lugar feliz; cercar-se de apoio social; Cuide da sua saúde; e seja generoso (em espírito, tempo e dinheiro) para pavimentar seu próprio caminho pessoal para a felicidade.

ESCOLHENDO UMA COMUNIDADE FELIZ

Quais fatores fazem uma comunidade um lugar onde as pessoas são felizes? A Fundação Knight e Gallup entrevistaram 43 mil pessoas em 26 comunidades para descobrir.

  1. Abertura: as pessoas são felizes quando vivem em uma comunidade que é acolhedora para todos.
  2. Beleza: viver em uma comunidade cênica, pitoresca ou encantadora, com muitas árvores e espaço verde, torna as pessoas mais felizes.
  3. Oportunidades sociais: quando uma comunidade é projetada para promover conexões sociais - restaurantes, espaços comunitários, calçadas, trilhas e outros espaços públicos - as pessoas estão mais felizes.

A lição é que onde você mora pode ter um efeito profundo em sua felicidade. Se você não se encaixa, se você não conhece seus vizinhos, se caminhar te anima - encontre um novo lugar para se viver se puder pagar. Explore novos bairros, alugue antes de comprar, fale com amigos, converse com potenciais vizinhos e reúna seu caminho para uma vida mais feliz. A chave, diz Jay Walljasper, autor de "Como conceber nosso mundo para a felicidade", é encontrar um lugar onde os vizinhos possam encontrar-se espontaneamente. Procure por bairros com áreas verdes, calçadas, parques, festivais de rua e encontros de comunidades. Se você estiver na cidade, escolha um apartamento com um quintal compartilhado ou uma rua conhecida pelo seu festival de Halloween ou um boletim informativo da comunidade. Procure sinais de que as pessoas estão conectadas e crie oportunidades para se conectarem regularmente.

PASSE UM TEMPO JUNTO À NATUREZA

Numerosos estudos apoiam a noção de que gastar tempo na natureza é bom para você. Sabemos que andar em caminhos silenciosos e arborizados pode resultar em melhorias significativas na saúde mental e até mudanças físicas no cérebro. Os caminhantes da natureza têm cérebros "mais silenciosos": as varreduras mostram menos fluxo de sangue para a parte do cérebro associada à ruminação. Algumas pesquisas mostram que, mesmo olhando fotos da natureza, pode melhorar o seu humor.

A luz solar também faz a diferença. O transtorno afetivo sazonal é real. Estudos epidemiológicos estimam que sua prevalência na população adulta varia de 1,4 por cento (Florida) a 9,7 por cento (New Hampshire). A exposição à luz natural - ao passar algum tempo fora ou a viver num espaço com luz natural - é boa para o seu humor.

DESAPEGUE (MAS MANTENHA O QUE TE FAZ FELIZ)

Organizar-se é incontestavelmente bom tanto para a mente como para o corpo - reduzindo os riscos de quedas, ajudando a eliminar germes e facilitando a busca de coisas como remédios e equipamento para exercícios.

A desordem e a desorganização excessivas são frequentemente sintomas de um problema de saúde maior. As pessoas que sofreram um trauma emocional ou uma lesão cerebral geralmente acham a limpeza de uma tarefa insuperável. O transtorno do déficit de atenção, a depressão, a dor crônica e o sofrimento podem impedir que as pessoas se organizem ou levem a um acúmulo de desordem. Na sua extrema, a desorganização crônica é chamada de acúmulo, uma condição que muitos especialistas acreditam ser uma doença mental por direito próprio, embora os psiquiatras ainda não o reconheçam formalmente. Enquanto os acumuladores são uma minoria, muitos psicólogos e especialistas em organizações dizem que o resto de nós pode aprender com eles. O espectro, desde a limpeza até a confusão, inclui um grande número de pessoas que estão cronicamente desorganizadas e sofrem emocionalmente, fisicamente ou socialmente.

A pessoa cronicamente desordenada pode mudar através de terapia comportamental ou com orientação de inúmeros livros de auto-ajuda sobre o assunto. O objetivo, diz o guru da felicidade Gretchen Rubin, é libertar-se do peso da desordem sem sentido, mas ainda se cercar de coisas úteis e amadas, que vão desde o trabalho de arte de uma criança até a coleção de taças de sua avó. Livre-se do resto.

Algumas dicas do movimento de auto-ajuda de desapego:

  • Dobre as coisas perfeitamente.
  • Mantenha apenas itens que o tornem realmente feliz.
  • Jogue papéis - todos eles.
  • Coloque todas as suas roupas em uma pilha na cama e comece a descartar, mantendo apenas aqueles que você usa e ama.
  • Organize seu armário por cor.
  • Escolha uma coisa para preservar uma memória. Ser sentimental gera desordem. Se sua avó teve 10 coleções, escolha um item de cada um - ou escolha a coleção que desencadeia as melhores lembranças.
  • Pare de comprar souvenirs em férias. Tire uma foto.
  • Gaste dinheiro em experiências, não em coisas.
  • Tire fotos de projetos escolares infantis. Mantenha alguns itens do ano e continue desapegando ano após ano.

A REGRA DO MINUTO

Um dos meus argumentos favoritos de felicidades vem da Sra. Rubin, autora de "Felicidade em casa" e de muitos outros guias e artigos úteis sobre a felicidade e os bons hábitos. Ela responde uma regra de um minuto que eu achei incrivelmente útil em minha própria vida. Aqui está:

Faça qualquer tarefa que possa ser concluída em um minuto.

Este simples conselho sábio ajuda você a decidir o que enfrentar em uma sala bagunçada. Faça primeiro as tarefas de um minuto. Aqui está a lista dela:

  • Pendure um casaco.
  • Leia uma carta e jogue-a.
  • Preencha um formulário.
  • Responda um e-mail.
  • Anote uma citação.
  • Pegue as mensagens do telefone.
  • Arquive um papel.
  • Coloque um prato na máquina de lavar louça.
  • Retire as revistas.

Se você não faz nada, incorporear a regra de um minuto em sua vida. Isso lhe dará um pequeno impulso de felicidade depois de realizar muito em um curto espaço de tempo - e, como um bônus, você acabará com uma sala mais limpa, o que também o fará feliz.

COISAS BOAS ACONTECEM NO QUARTO

Existe um grande potencial de felicidade no quarto. É o lugar onde dormimos, fazemos sexo e é um retiro para uma contemplação silenciosa - todas atividades que podem melhorar a felicidade. Como resultado, muitas pessoas que estudam e escrevem sobre a felicidade encorajam as pessoas a se concentrar na vida no quarto.

Um índice de "viver bem" criado por pesquisadores britânicos descobriu que os dois indicadores mais fortes de bem estar eram o sono e o sexo. As pessoas que se sentem descansadas a maior parte do tempo são mais felizes que as pessoas que não. O mesmo pode ser dito para as pessoas que estão felizes com suas vidas sexuais - são mais felizes do que pessoas com vidas sexuais menos satisfatórias.

Então, enquanto você pensar sobre seu espaço de vida e como está afetando a sua felicidade, faça do quarto uma alta prioridade.

  • Transforme seu quarto em uma suíte de hotel de luxo. Pense no sentimento que você consegue quando você foge para um bom hotel em férias. Capture isso em sua casa todos os dias.
  • Invista no conforto. Compre lençóis confortáveis, travesseiros e roupa de cama e um colchão de qualidade.
  • Não economize em cortinas. Bloquear a luz irá ajudá-lo a dormir melhor.
  • Remova a televisão. Os quartos são paraísos para dormir, sexo e contemplação, e não o tempo da tela.
  • Faça a cama. A Sra. Rubin diz que, ao conversar com as pessoas sobre seus próprios "Projetos de Felicidade" e os pequenos passos que eles tomam para ser mais feliz, ela ouve uma tarefa notavelmente consistente - eles fazem a cama. Fazendo a cama começa o dia com uma pequena realização, e você pode terminar seu dia voltando para um retiro limpo e arrumado.

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