Como se Sair Melhor Sob Stress

Fonte: Tara Parker-Pope - The NY Times
Como se Sair Melhor Sob Stress

O estresse é inevitável na vida moderna, mas não precisa acabar com você. Trabalho, dinheiro e família criam estresse diário, enquanto questões maiores como a política e o terrorismo contribuem para os níveis de estresse subjacentes. Mas encare-o da maneira correta, e ele não vai governar sua vida - pode até ser bom para você. Aqui estão maneiras de lidar com o estresse, reduzir seus danos e até mesmo usar seu estresse diário para torná-lo mais forte.

Assuma o Controle

Estresse é inevitável; ficar doente por isso não é.

A Percepção do Estreesse

Embora saibamos que o estresse está associado a problemas de saúde, muitas pessoas com vidas com alto estresse estão prosperando. Como isso é possivel? Em 2012, pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison publicaram um estudo seminal em que 28.000 pessoas percebiam o estresse em suas vidas. As pessoas no estudo responderam estas duas perguntas:

1. Durante os últimos 12 meses, você diria que você experimentou:
- Muito estresse
- Uma quantidade moderada de estresse
- Relativamente pouco estresse
- Quase nada de estresse

2. Qual o efeito do estresse sobre a sua saúde?
- Muito
- Alguns
- Praticamente qualquer
- Nenhum

Os pesquisadores analisaram as taxas de mortalidade no grupo de estudo ao longo de nove anos. Os resultados são surpreendentes. O estudo descobriu que ter muita estresse em sua vida não estava vinculado com a morte prematura. Mas tendo muito estresse em sua vida e acreditando que estava tomando um impacto na sua saúde aumentou o risco de morte prematura em 43%.

Mudando a Sua Percepção

Com o estresse, a mente e o corpo estão intrinsecamente ligados. Você pode ver o estresse como algo que está causando estragos em seu corpo (e pode) ou como algo que está lhe dando força e energia para superar a adversidade. Aqui está uma maneira rápida de pensar sobre essas duas visões muito diferentes do estresse. Leia a afirmação e depois pense em sua própria reação às mudanças biológicas que ocorrem em momentos de estresse.

1. Quando estou estressado, meu corpo libera adrenalina e cortisol. Meu coração está batendo mais rápido. Isso significa que:

- Visão comum: o estresse aumenta o risco de doenças cardiovasculares e ataques cardíacos.
- Visão alternativa: meu coração está trabalhando mais e meu corpo está mobilizando sua energia para se preparar para esse desafio.

2. Quando estou estressado, minha resposta ao estresse está a aumentar a minha taxa de respiração. Isso significa que:

- Visão comum: minha respiração rápida é um sinal de ansiedade. Eu me preocupo com o modo como o estresse está afetando minha saúde mental e física.
- Visão alternativa: devo respirar fundo. Minha respiração mais rápida significa que mais oxigênio está chegando ao meu cérebro para que eu possa pensar com mais clareza.

3. Quando estou estressado, os vasos sanguíneos se dilatam, fazendo com que meu sangue flua mais rápido, aumentando a pressão arterial. Isso significa que:

- Visão comum: posso sentir a minha pressão sanguínea subir. Isso não pode ser bom para minha saúde.
- Visão alternativa: este fluxo sanguíneo extra está alimentando meus músculos. Estou me sentindo mais forte e pronto para o desafio à frente.

Provavelmente é claro para você que a visão alternativa é a melhor opção para pensar sobre o estresse. Pode ser difícil acreditar que uma mudança tão pequena no pensamento poderia fazer a diferença, mas foi o que os pesquisadores de Harvard descobriram quando pagaram 50 sujeitos do estudo $ 25 cada para participar de um experimento de laboratório projetado para induzir o estresse. O teste envolve dar uma palestra na frente de um grupo de avaliadores hostis, seguido de um teste de palavras complicado. (Os pesquisadores descobriram consistentemente que esta fórmula de falar em público mais teste na frente de uma multidão hostil é incrivelmente desconfortável e induzindo o estresse para as pessoas pobres que concordam em participar do estudo.)

Antes do teste de estresse social, um grupo podia jogar videogames; outro foi ensinado a simplesmente ignorar sentimentos estressantes se eles os experimentaram durante o teste. Mas um terceiro grupo recebeu conselhos similares ao teste acima. Eles obtiveram um guia sobre a resposta ao estresse físico e foram informados de como uma freqüência cardíaca mais alta, uma respiração mais rápida e nervos internos eram todas ferramentas para torná-lo forte durante um evento estressante. Eles foram informados de como a resposta do estímulo do corpo evoluiu para nos ajudar a ter sucesso e que o aumento dos sintomas de estresse pode ajudar seu desempenho em momentos de estresse. A lição foi esta: em uma situação difícil, o estresse faz você mais forte.

O grupo que aprendeu a repensar o papel do estresse em suas vidas foi muito melhor no teste. Eles deram melhores discursos e foram classificados como mais confiantes. Eles sorriram mais e tiveram uma linguagem corporal mais positiva. E os indicadores fisiológicos mostraram que seus corpos também estavam gerenciando a resposta ao estresse melhor do que aqueles dos sujeitos de teste que foram ensinados a ignorar o estresse ou não receberam nenhum conselho.

A psicóloga de Stanford, Kelly McGonigal, tem sido uma defensora do repensar o estresse, observando que a abordagem certa pode torná-lo mais inteligente e mais forte. Sua conversa TED sobre o assunto, "Como fazer do Estresse um Amigo", foi vista 14 milhões de vezes.

"O que aprendi com esses estudos, pesquisas e conversas realmente mudou a maneira como eu penso sobre o estresse", escreveu a Dr. McGonigal em seu livro "The Upside of Stress: Why Stress Good for You, and How to Get Good At It". "A melhor maneira de gerenciar o estresse não é reduzir ou evitá-lo, mas sim repensar e até mesmo abraçá-lo".

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