Como o Exercício pode Evitar a Depressão

Fonte: Gretchen Reynolds - The NY Times
Exercícios

Exercício pode ser um tratamento eficaz contra a depressão e pode até ajudar a impedir que nos tornemos deprimidos, em primeiro lugar, de acordo com três estudos modernos. Os estudos agrupam os resultados de pesquisas anteriores envolvendo mais de um milhão de homens e mulheres e, em conjunto, sugerem fortemente que o exercício regular altera nossos corpos e cérebros de maneiras que nos tornam resistentes ao desespero.

Os cientistas há muito questionam se e como a atividade física afeta a saúde mental. Embora saibamos que o exercício altera o corpo, como a atividade física afeta estados de ânimo e emoções é menos bem compreendido.

Estudos anteriores ao invés de esclarecer complicaram ainda mais as conexões do corpo e da mente. Alguns ensaios controlados randomizados descobriram que os programas de exercícios, muitas vezes envolvendo andar, aliviam os sintomas em pessoas com depressão profunda.

Mas muitos desses estudos têm sido relativamente pequenos em escala ou tiveram outras deficiências científicas. Uma grande revisão de 2013 de estudos relacionados ao exercício e depressão concluiu que, com base nas evidências então disponíveis, era impossível dizer se o exercício melhorou a condição. Outras análises anteriores também questionaram se a evidência era forte o suficiente para dizer que o exercício poderia evitar a depressão.

Um grupo de pesquisadores de saúde pública global, no entanto, suspeitou que estudos mais recentes e uma revisão mais rigorosa da evidência estatística poderia reforçar o caso para o exercício como um tratamento de bloqueio e contra a depressão.

Assim, para as novas análises, eles primeiro reuniram todos os mais recentes e melhor concebidos estudos sobre depressão e exercício.

Então no talvez o mais inovador dos novos estudos, eles se concentraram em se o exercício poderia ajudar a prevenir alguém de desenvolver depressão.

Os cientistas sabiam que muitos estudos anteriores sobre esse tópico tinham contado com pessoas que forneciam relatórios sobre o quanto eles haviam se exercitado. No entando nós, seres humanos, tendemos a ser notoriamente pouco confiáveis ​​em nossas memórias de exercícios passados.

Assim, os pesquisadores decidiram usar apenas estudos anteriores que tinham medido objetivamente a aptidão aeróbica dos participantes, que subirão ou cairão dependendo se e quanto alguém exercita. A saúde mental dos participantes também devia ter sido determinada com testes padronizados no início e no final dos estudos e o tempo de acompanhamento necessário tenha sido pelo menos um ano, preferencialmente mais longo.

Em última análise, os pesquisadores encontraram vários estudos de larga escala que atenderam aos seus critérios. Juntos, eles continham dados sobre mais de 1.140.000 homens e mulheres adultos.

Entre esses milhões de pessoas, as ligações entre fitness e saúde mental mostraram-se consideráveis. Quando os pesquisadores dividiram o grupo em terços, com base na sua forma aeróbica, os homens e mulheres com a menor aptidão tinham cerca de 75 por cento mais probabilidades de terem sido diagnosticados com depressão do que as pessoas com maior aptidão. Os homens e mulheres no terço médio foram quase 25 por cento mais propensos a desenvolver depressão do que aqueles que foram os mais aptos.

Em um estudo separado (alguns dos cientistas foram envolvidos em cada um dos comentários), os pesquisadores analisaram se o exercício pode ser útil como um tratamento para a depressão. Nessa análise, que foi publicada em junho no Journal of Psychiatric Research, reuniram dados de 25 estudos passados ​​em que as pessoas com depressão clinicamente diagnosticada começaram algum tipo de programa de exercícios. Cada estudo teve que incluir um grupo de controle que não exercesse e fosse metodologicamente sofisticado.

Os resultados reunidos mostraram persuasivamente que o exercício, especialmente se é moderadamente extenuante, como andar a pé ou correr, e supervisionado, de modo que as pessoas completam todo o programa, tem um efeito "grande e significativo" contra a depressão, escreveram os autores. A saúde mental das pessoas tendia a melhorar de forma demonstrável se elas fossem fisicamente ativas.

A revisão final oferece algumas dicas sobre o porquê. Publicado em fevereiro em Neuroscience and Biobehavioral Reviews, considerou a questão difícil do que acontece dentro de nossos corpos durante e após o exercício que pode afetar e melhorar o nosso humor. Os pesquisadores analisaram 20 estudos anteriores em que os cientistas tinham obtido amostras de sangue de pessoas com depressão maior antes e depois de terem exercido. As amostras no todo indicaram que o exercício reduziu significativamente vários marcadores da inflamação e níveis aumentados de um número de hormonios diferentes e de outros bioquímicos que, acredita-se, ​​contribuem com a saúde do cérebro.

Mas os pesquisadores também advertem que a maioria dos estudos fisiológicos que revisaram foram muito pequenos e de curto prazo para permitir conclusões firmes sobre como o exercício pode mudar o cérebro para ajudar a combater a melancolia.

Ainda assim, os três exames juntos constituem um argumento robusto para o exercício como um meio de reforçar a saúde mental e física, disse Felipe Barreto Schuch, cientista de exercícios no Centro Universitário La Salle em Canoas, Brasil, que, com Brendon Stubbs, Professor no King's College, em Londres, foi um autor principal em todas as revistas.

Muitas experiências ainda são necessárias para determinar as quantidades ideais e os tipos de exercício que podem ajudar tanto para prevenir e tratar a depressão, disse o Dr. Schuch.

Mas ele incentivou qualquer pessoa que se sentia sobrecarregada por eventos recentes, ou apenas pela vida, para ir para uma corrida ou um passeio de bicicleta. "A mensagem principal" das críticas dele e de seus colegas, disse ele, "é que as pessoas precisam estar ativas para melhorar sua saúde mental".

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