Como uma Dieta Low Carb Pode Ajudar Você a Manter um Peso Saudável

Adultos que cortaram carboidratos de suas dietas e os substituíram com gordura aumentaram drasticamente seu metabolismo.

Fonte: Anahad O’Connor - The New York Times
Como uma Dieta Low Carb Pode Ajudar Você a Manter um Peso Saudável

Tem sido um princípio fundamental da nutrição: Quando se trata de perda de peso, todas as calorias são criadas iguais. Independentemente do que você come, a chave é controlar suas calorias e queimar mais do que você consome.

Mas um novo grande estudo publicado na quarta-feira na revista BMJ desafia a sabedoria convencional. Descobriu-se que adultos acima do peso, que cortam carboidratos de suas dietas e os substituem com gordura, aumentam drasticamente seu metabolismo. Depois de cinco meses com a dieta, seus corpos queimaram aproximadamente 250 calorias a mais por dia do que pessoas que consumiram uma dieta rica em carboidratos e baixo teor de gordura, sugerindo que restringir a ingestão de carboidratos poderia ajudar as pessoas a manterem a perda de peso mais facilmente.

É improvável que a nova pesquisa encerre o debate de décadas sobre a melhor dieta para perda de peso. Mas fornece fortes evidências de que todas as calorias não são metabolicamente semelhantes ao corpo. E isso sugere que o conselho popular sobre a perda de peso promovido pelas autoridades de saúde - contar calorias, reduzir o tamanho das porções e diminuir o consumo de gordura - pode estar desatualizado.

"Este estudo confirma que, notavelmente, dietas com mais amido e açúcar alteram a taxa de queimar do corpo após perda de peso, diminuindo o metabolismo", disse o Dr. Dariush Mozaffarian, reitor da Escola Friedman de Ciência e Política Nutricional da Universidade Tufts. não envolvido na pesquisa. "A diferença metabólica observada foi grande, mais do que suficiente para explicar o efeito ioiô tantas vezes experimentado por pessoas que tentam perder peso".

Dr. Mozaffarian chamou as descobertas de "profundas" e disse que elas contradiziam a sabedoria convencional na contagem de calorias. "É hora de mudar as diretrizes, as políticas do governo e as prioridades do setor, longe das calorias e do baixo teor de gordura, e em direção a uma melhor qualidade da dieta".

O novo estudo é único em parte devido ao seu tamanho e rigor. Está entre os maiores e mais caros testes de alimentação já realizados sobre o assunto. Os pesquisadores recrutaram 164 adultos e os alimentaram com todas as suas refeições diárias e lanches por 20 semanas, acompanhando de perto o peso corporal e uma série de medidas biológicas. O teste custou US $ 12 milhões e foi apoiado em grande parte por uma doação da Nutrition Science Initiative, um grupo de pesquisa sem fins lucrativos co-fundado por Gary Taubes, jornalista de ciência e saúde e defensor de dietas pobres em carboidratos. O estudo também foi apoiado por financiamento da Fundação New Balance, os Institutos Nacionais de Saúde e outros.

Enquanto alguns especialistas elogiaram as descobertas, outros foram mais cautelosos. O Dr. Kevin Hall, cientista e especialista em obesidade do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, disse que o novo estudo é ambicioso e muito bem administrado. Mas ele disse que os pesquisadores usaram métodos que levantam questões sobre os resultados. Um método usado para rastrear o metabolismo, chamado de água duplamente marcada, não demonstrou ser confiável em pessoas com dietas baixas em carboidratos e pode ter exagerado a quantidade de calorias queimadas pelos indivíduos, disse ele.

Dr. David Ludwig, um endocrinologista da Harvard Medical School e Boston Children's Hospital e um dos autores do estudo, discordou, dizendo: “Nós usamos um método padrão-ouro que foi validado em uma ampla gama de condições experimentais e universalmente adotado no campo.

O Dr. Hall acrescentou: “Eu adoraria que fosse verdade que houvesse uma combinação de carboidratos e gorduras que levasse a grandes aumentos no gasto de energia - e eu realmente espero que seja verdade. Mas acho que há razões para questionar se é ou não.

A ideia de que contar calorias é a chave para a perda de peso há muito tempo está incorporada nas diretrizes alimentares do governo. É a força motriz por trás das políticas públicas de saúde, como a contagem calórica obrigatória nos cardápios dos restaurantes e nos rótulos dos alimentos. Muitos especialistas dizem que a causa subjacente da epidemia da obesidade é que os americanos ingerem muitas calorias de todos os tipos, motivados pelo fácil acesso a alimentos baratos e altamente palatáveis, e que precisam exercer o controle da parcela. Em seu site, por exemplo, o National Institutes of Health incentiva as pessoas a contar calorias e adverte que a gordura da dieta tem mais calorias por grama do que proteínas ou carboidratos: “Você precisa limitar as gorduras para evitar calorias extras”, afirma.

Mas especialistas como Ludwig argumentam que a epidemia de obesidade é impulsionada por carboidratos refinados, como açúcar, sucos, bagels, pão branco, massas e cereais altamente processados. Esses alimentos tendem a aumentar o nível de açúcar no sangue e insulina, um hormônio que promove o armazenamento de gordura e podem aumentar o apetite. Dr. Ludwig e sua colega Dra. Cara Ebbeling publicaram estudos sugerindo que dietas com diferentes proporções de carboidratos e gordura, mas quantidades idênticas de calorias, têm efeitos muito diferentes sobre hormônios, fome e metabolismo. Ele também escreveu um livro best-seller sobre dietas com baixo teor de carboidratos.

O Dr. Hall e outros discordam. Eles publicaram estudos contestando a noção de que dietas com restrição de carboidratos aceleram o metabolismo e a perda de gordura. Dr. Hall disse que as dietas com baixo teor de carboidratos têm muitos benefícios: elas podem ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 a controlar seus níveis de açúcar no sangue, por exemplo. Mas ele argumenta que a explicação do carb e da insulina para a obesidade é simplista demais e foi "experimentalmente falsificada" em estudos rigorosos.

Dr. Hall publicou uma meta-análise de estudos de alimentação no ano passado que sugeriu que o gasto de energia era realmente um pouco maior em dietas com baixo teor de gordura. Mas o Dr. Ludwig apontou que esses estudos eram muito curtos, com nenhum durando mais de um mês e a maioria durando uma semana ou menos. Ele disse que o processo de adaptação a uma dieta baixa em carboidratos pode levar um mês ou mais.

"Poucos dias, ou algumas semanas, não são tempo suficiente para fazer uma conclusão significativa sobre como as dietas afetam o metabolismo a longo prazo", acrescentou.

Para fazer o novo estudo, o Dr. Ludwig e seus colegas colaboraram com a Framingham State University, a cerca de 32 quilômetros de Boston, onde recrutaram alunos com excesso de peso, funcionários e membros do corpo docente. Cada participante passou por duas fases do estudo. Primeiro, eles foram submetidos a dietas rigorosas que reduziram seu peso corporal em cerca de 12%, o que foi projetado para estressar seu metabolismo.

"Nesse ponto, seus corpos estão tentando recuperar o peso", disse Ludwig. "Ele empurra o corpo e predispõe a recuperar o peso".

Na segunda fase do estudo, os indivíduos foram designados para uma das três dietas com 20%, 40% ou 60% de suas calorias de carboidratos. Proteína foi mantida em 20 por cento das calorias em cada dieta.

Nos cinco meses seguintes, os pesquisadores acompanharam os pacientes meticulosamente e forneceram-lhes refeições diárias e lanches suficientes para evitar que perdessem ou ganhassem peso. Isso foi feito para que os pesquisadores pudessem determinar com precisão como os metabolismos dos participantes respondiam às diferentes dietas enquanto o peso corporal permanecia estável.

Os pesquisadores rastrearam biomarcadores que os ajudaram a garantir que os participantes aderissem às suas dietas. Eles também trabalharam com uma grande empresa de serviços de alimentos, a Sodexo, para preparar milhares de refeições geralmente saudáveis ​​que os participantes podiam comer em refeitórios ou levar para casa com eles. Uma refeição típica para o grupo high-carb pode consistir de uma tigela de burrito de frango com arroz e legumes, por exemplo, ou peru assado com feijão verde e purê de batatas. O grupo low-carb receberia uma refeição semelhante com menos carboidratos, como um envoltório de alface de burrito de frango ou peru assado com feijão verde e purê de couve-flor.

O que os pesquisadores descobriram foi impressionante. As cerca de 250 calorias extras que os participantes do grupo com poucos carboidratos queimavam a cada dia poderiam potencialmente produzir uma perda de peso de 20 quilos depois de três anos de dieta, disse o Dr. Ludwig. Pessoas que tendem a secretar níveis mais altos de insulina fizeram o melhor na dieta low-carb, queimando cerca de 400 calorias extras por dia.

Os participantes da dieta low-carb também tiveram os declínios mais acentuados em um hormônio chamado grelina, que é produzido no estômago. A grelina promove a fome e a gordura corporal e reduz o gasto de energia. Suprimir a grelina pode ser uma das razões pelas quais a dieta de baixo carboidrato aumentou o metabolismo, observaram os autores.

Dr. Ludwig enfatizou que os resultados precisam ser replicados por outros pesquisadores e ele ressaltou que os resultados não impugnam frutos inteiros, feijões e outros carboidratos não processados. Em vez disso, ele disse, o estudo sugere que a redução de alimentos com adição de açúcar, farinha e outros carboidratos refinados poderia ajudar as pessoas a manter a perda de peso aumentando seus metabolismos com um peso corporal menor.

"Estes alimentos parecem prejudicar o seu metabolismo", disse ele. "Eles diminuem o metabolismo de uma forma que pode funcionar contra a manutenção da perda de peso a longo prazo."

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