Assaltando a Geladeira à Noite? A Culpa Pode ser dos Hormônios

Fonte: Roni Caryn Rabin - The New York Times
Assaltando a Geladeira à Noite? A Culpa Pode ser dos Hormônios

A maioria dos usuários conhece a difícil verdade: manter um regime de perda de peso fica mais difícil à medida que o dia passa. Mas enquanto aqueles que cederem aos desejos de comida e à compulsão à noite podem culpar a força de vontade, um novo estudo sugere que o problema poderia estar na complexa orquestra de hormônios que provocam fome e sinaliza sentimentos de saciedade ou plenitude.

O pequeno estudo de 32 homens e mulheres obesos, metade dos quais teve hábito de compulsão alimentar, sugere que os hormônios de saciedade podem ser menores durante as horas da noite, enquanto os hormônios da fome aumentam em direção ao anoitecer e podem ser ainda mais elevados por situações estressantes. Os comedores compulsivos em excesso de peso podem ser particularmente suscetíveis à influência das flutuações nesses hormônios reguladores do apetite, descobriram os pesquisadores.

"Há mais oportunidades de comer à noite, mas este estudo mostra que as respostas hormonais estão configurando-as para fazer isso", disse Susan Carnell, professora assistente de psiquiatria e ciências comportamentais da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, que foi uma primeira autor do estudo junto com Charlotte Grillot da Florida State University. Não está claro se esses padrões hormonais precedem e causam comportamentos compulsivos ou são condicionados pelos hábitos alimentares de um indivíduo, disse o Dr. Carnell. Mas de qualquer maneira, "você pode ficar preso no ciclo".

O estudo é um lembrete importante de que uma miríade de fatores contribuem para o ganho de peso e que culpar e envergonhar as pessoas por seus problemas de peso são atitudes inadequadas, disse Kelly Costello Allison, diretora do Centro de Transtornos do Peso e Alimentação da Universidade da Pensilvânia, que não era envolvido na nova pesquisa.

"Há tanta inclinação e julgamento sobre pessoas com excesso de peso, que é culpa deles ou que são preguiçosas ou simplesmente não têm força de vontade suficiente", disse Allison. "A conclusão é que as pessoas estão conectadas de maneiras diferentes, e parte disso realmente depende desses marcadores biológicos".

As novas descobertas foram publicadas no International Journal of Obesity em dezembro. Eles se baseiam em trabalhos anteriores, incluindo um estudo de Harvard de 2013 sobre indivíduos de peso normal que encontraram ritmos circadianos desempenhando um papel na regulação do apetite, e que os aumentos de fome à noite e o apetite são, paradoxalmente, no seu mínimo pela manhã, mesmo que as pessoas não comeram a noite toda.

Essa pesquisa ajudou a explicar por que tantas pessoas ignoram o café da manhã, mesmo que a prova mostre que consumir a maior parte de suas calorias no início do dia é ideal para controle de peso e um metabolismo saudável.

A fome da noite "pode ​​ter sido uma adaptação evolutiva que nos ajudou a passar a noite", disse a Dra. Satchidananda Panda, professora do Instituto Salk de Estudos Biológicos em San Diego. "Por milhões de anos, o nosso período noturno foi um momento em que não tivemos acesso à comida, e você também não conseguiu apenas receber comida assim que acordou pela manhã." Na era moderna, com fácil acesso para a comida a qualquer hora do dia ou da noite, essa adaptação evolutiva pode ser a contrafacção, levando a perda de controle e assaltos a geladeira noturnos.

Para o novo estudo, os participantes foram convidados a jejuar durante oito horas antes de consumir uma refeição líquida de 600 calorias.

Então, duas horas depois, eles foram submetidos a uma situação de indução de estresse em que eles tiveram que submergir sua mão não dominante em água gelada por dois minutos, enquanto eles pensavam que estavam sendo filmados (eles não estavam). Trinta minutos depois, eles receberam um buffet de pizza, lanches e doces.

Para avaliar o impacto que a hora do dia pode ter sobre os hormonios reguladores do apetite e no apetite, os pesquisadores colocaram os participantes através do regime duas vezes, uma vez que começam às 9 da manhã e uma vez que começam às 4 da tarde. Eles tiraram sangue para medir os níveis hormonais e também pediram aos participantes para avaliar seus sentimentos subjetivos de fome e plenitude usando uma escala numérica.

Todos os participantes relataram ter mais fome se começaram o regime na noite em comparação com a manhã. Da mesma forma, eles tinham níveis mais altos de um hormônio chamado ghrelina que faz com que as pessoas tenham fome e níveis mais baixos de um hormônio de saciedade, péptido YY, se eles consumissem a refeição líquida pela tarde em vez da manhã.

Os comedores compulsivos também apresentaram maiores níveis iniciais de grelina quando começaram o regime à noite, em comparação com o início da manhã, enquanto aqueles que não eram compulsivos tinham o padrão inverso. Os comedores compulsivos também relataram sentir-se menos saciados após a refeição líquida e a exposição ao estressor à noite.

O estresse causou fome em todos os participantes, mas o hormonio da fome ghrelin aumentou ainda mais se os participantes foram submetidos à situação estressante no final do dia, sugerindo que o estresse pode ter um efeito mais profundo sobre a fome na noite. (No entanto, não havia nenhum grupo para comparação que não tivesse sido submetido ao estressor).

"Nós definitivamente sabemos que esse padrão de respostas hormonais aumenta o risco de comer demais na noite, ao contrário da manhã", disse o Dr. Carnell. "Isso implica que as pessoas em nosso estudo eram mais vulneráveis ​​a excessos durante a noite". Ela sugeriu que as pessoas que sabem que tendem a comer demais durante a noite e à noite, certifiquem-se de reservar um tempo para comer corretamente durante o dia e adotar uma " comer com um toque de recolher ", um horário na noite em que eles param de comer durante o dia.

Dr. Allison concordou. "Defina uma" hora quem que a cozinha está fechada ", ela aconselhou. "Apague a luz da cozinha, afaste-se da cozinha, escove os dentes e, se quiser alguma coisa depois disso, tome água".

"Na noite, em particular, você está cansado, você teve demandas cognitivas para se encontrar durante o dia, você não quer se regular tanto, e se você tem ânsias de comida, há menos distrações para ajudá-lo a resistir esses desejos ", disse ela.

Ela e outros especialistas observam que os níveis hormonais são sensíveis aos padrões alimentares e podem ser recondicionados se as pessoas mudarem seus comportamentos alimentares. Mas, mesmo que isso seja verdade, "eles enfrentam um obstáculo maior, porque eles têm que mudar seus hábitos alimentares primeiro e esperar que seus hormônios da fome se recuperem", disse Courtney Peterson, professora assistente no departamento de ciências nutricionais da Universidade do Alabama em Birmingham.

"Não é que não há esperança de ajudar pessoas que tenham esses problemas", disse o Dr. Allison. "Isso mostra que existem diferentes pontos de partida para todos. Algumas pessoas têm mais desafios para lidar em termos de como regular sua ingestão de alimentos devido a essas razões biológicas ".

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