Aquelas Caminhadas de Dois Minutos? Elas Ajudam

Fonte: Gretchen Reynolds - The New York Times
Aquelas Caminhadas de Dois Minutos? Elas Ajudam

Caminhe por dois minutos. Repita 15 vezes. Ou caminhe por 10 minutos, três vezes. Os benefícios para a longevidade parecem ser quase exatamente os mesmos, de acordo com um novo estudo inspirador dos padrões de atividade física e expectativa de vida.

Considera que o exercício não precisa ser prolongado para ser benéfico. Só tem que ser frequente.

A maioria de nós que está interessada em saúde sabe que as diretrizes federais recomendam que trabalhemos moderadamente por pelo menos 30 minutos por dia, pelo menos cinco vezes por semana, a fim de reduzir nossos riscos de desenvolver muitas doenças ou morrer prematuramente.

Essas diretrizes também recomendam que acumulemos esses 30 minutos de exercício diário em episódios com duração de pelo menos 10 minutos de cada vez.

As diretrizes, publicadas pela primeira vez em 2008, baseavam-se na melhor ciência do exercício disponível na época, incluindo vários estudos indicando que se as sessões de exercícios fossem mais breves que 10 minutos, não aumentariam a aptidão aeróbica das pessoas, significando sua resistência atlética.

Mas melhorar a resistência não é o mesmo que melhorar a saúde.

Então, quando cientistas e reguladores governamentais recentemente começaram a planejar uma grande atualização para as diretrizes de exercício de 2008, decidiram, como parte de suas pesquisas, reunir os estudos mais recentes sobre exercícios e quanto tempo os treinos devem durar para beneficiar a saúde.

De certa forma, para sua surpresa, eles encontraram apenas alguns estudos recentes relevantes e em larga escala, e a maioria deles se baseou nas memórias notoriamente não confiáveis ​​das pessoas sobre como elas tinham sido ativas.

Assim, alguns dos cientistas que trabalham nas novas diretrizes de exercício decidiram que precisariam montar um novo estudo importante.

Eles começaram procurando dados confiáveis ​​e objetivos sobre os hábitos de exercício das pessoas comuns.

Eles o encontraram na Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, realizada anualmente por décadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Ele detalha os estilos de vida e a saúde de dezenas de milhares de homens e mulheres americanos.

Desde 2002, alguns dos participantes em N.H.A.N.E.S. usam acelerômetros para rastrear precisamente quanto e quando eles se movem ao longo do dia.

Para o novo estudo, que foi publicado este mês no Journal of American Heart Association, os cientistas escolheram dados sobre 4.840 homens e mulheres com mais de 40 anos que usaram rastreadores de atividade.

Usando as leituras do acelerômetro, os cientistas determinaram quantos minutos por dia, no total, cada pessoa gastava em atividade física moderada ou vigorosa. Eles definiram atividade moderada como, em essência, caminhada rápida e atividade vigorosa, o que era raro, como exercícios semelhantes ao jogging.

Os pesquisadores também analisaram quanto tempo cada sessão de atividade física continuou. Se uma única sessão durasse mais de cinco minutos, era considerada uma “sessão” de exercício. Se fosse mais curto que cinco minutos, era considerada atividade física esporádica, como caminhar pelo corredor ou subir um breve lance de escadas.

(Originalmente, os cientistas haviam planejado focar em exercícios de 10 minutos, como atualmente recomendado, mas poucas das 4.840 pessoas estavam ativas por 10 minutos em um momento em que os pesquisadores diminuíram a definição de um exercício "a cinco minutos". .)

Finalmente, eles cruzaram os registros de morte para determinar se e quando os participantes morreram até 2011.

Os cientistas descobriram que a mudança influenciou fortemente a longevidade. Os homens e mulheres que eram menos ativos fisicamente, exercendo moderadamente por menos de 20 minutos por dia, apresentavam o maior risco de morte prematura.

Aqueles que se mudaram com mais frequência, especialmente se conseguiram cerca de uma hora no total de atividade física ao longo do dia, cortaram seu risco de mortalidade pela metade, os pesquisadores descobriram.

E não importava como eles acumulavam esses minutos. Se as pessoas caminhassem continuamente por cinco minutos ou mais, ou seja, em sessões de exercícios, elas diminuem o risco de morrer jovens.

Mas eles ganhavam o mesmo benefício se andassem esporadicamente em surtos curtos, mas repetidos, desde que se mudassem com frequência.

"A mensagem é que toda a atividade física conta", diz o Dr. William Kraus, professor da Duke University, que conduziu o estudo com pesquisadores do National Cancer Institute.

“As pequenas coisas que as pessoas fazem todos os dias”, como andar de seus carros para o escritório ou subir um lance de escadas, “podem aumentar e afetar o risco de doenças e morte”, diz ele.

É claro que este foi um estudo epidemiológico, o que significa que ele pode mostrar apenas que mais atividade física está associada a uma vida mais longa, e não que faz com que as pessoas vivam mais.

O estudo também foi curto, em termos de quanto tempo seguiu as pessoas.

Mas os resultados, que serão considerados como cientistas e especialistas planejam mudanças no final deste ano para as diretrizes formais de exercícios, são encorajadores, diz Kraus.

"Se você não puder dar uma longa caminhada", diz ele, "algumas caminhadas curtas provavelmente serão tão boas para você".

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