15.000 Passos por Dia Deveria Ser Nosso Novo Objetivo de Exercícios?

Fonte: Gretchen Reynolds - The NY Times
15.000 Passos por Dia Deveria Ser Nosso Novo Objetivo de Exercícios?

Muitas vezes é sugerido como um objetivo de exercício desejável para as pessoas que desejam melhorar a sua saúde andar 10.000 passos por dia. Mas um novo estudo sobre trabalhadores de correios na Escócia sugere que esse número pode ser muito conservador e que, para melhor proteger nossos corações, muitos de nós podem querer começar a se mover um pouco mais.

Há quase 70 anos desde a publicação do London Transit Workers Study, um famoso trabalho em que os pesquisadores acompanharam a saúde cardíaca dos motoristas e condutores de ônibus de Londres. Eles descobriram que os condutores, que caminharam para cima e para baixo nos corredores dos ônibus ao longo do dia de trabalho, eram substancialmente menos propensos a desenvolver ou morrer de doença cardíaca do que os condutores, que se sentavam quase constantemente enquanto estavam no trabalho.

Este estudo foi um dos primeiros a mostrar persuasivamente que ser fisicamente ativo poderia diminuir o risco de doenças cardíacas, enquanto ser sedentário teve o efeito oposto.

Desde então, inúmeros estudos em larga escala têm fundamentado feito essa descoberta, e neste ponto, há pouca dúvida de que se mover ou não durante o dia afetará a saúde do seu coração.

Mas precisamente quanto exercício pode ser necessário para evitar doenças cardíacas tem permanecido muito em questão. O limiar de 10.000 passos diários, incorporado como um objetivo em muitos monitores de atividade hoje, não tem sido validado cientificamente como uma forma de diminuir o risco de doença.

Assim, para o novo estudo, que foi publicado este mês no The International Journal of Obesity, pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra e outras instituições decidiram se referir a, mas também avançar e expandir os resultados desse estudo fundamental dos trabalhadores de trânsito, examinando outro grupo de empregados cujos dias de trabalho envolvem principalmente a pé ou sentado. Eles se voltaram para os correios em Glasgow, na Escócia.

Os carteiros de Glasgow geralmente cobrim suas rotas a pé, não por condução, e passar muitas horas cada dia a pé, os cientistas sabiam. Mas os trabalhadores de escritório do serviço de correio, como os trabalhadores de escritório quase em toda parte, permanecem sentados em suas mesas durante a maior parte da jornada de trabalho.

Este forte contraste entre a medida em que os trabalhadores se movem ou permanecem sentados durante o dia poderia fornecer novas idéias sobre as ligações entre a atividade ea saúde, os cientistas sentiram.

Começaram por recrutar 111 dos trabalhadores dos serviços postais, homens e mulheres, e a maioria entre as idades de 40 e 60. Nenhum tinha uma história pessoal de doença cardíaca, embora alguns tinham parentes próximos com a condição.

Os pesquisadores mediram os índices de massa corporal dos voluntários, tamanhos de cintura, níveis de açúcar no sangue e perfis de colesterol, cada um dos quais, se acima do normal, aumenta as chances de doença cardíaca.

Em seguida, eles faziam cada voluntário usar um rastreador de atividade sofisticado por uma semana, enquanto no trabalho e em casa e durante o fim de semana.

Depois disso, os pesquisadores determinaram quantas horas de trabalho cada dia os voluntários tinham passado sentados ou a pé. Eles também calcularam quantos passos cada pessoa tinha caminhado a cada dia.

As variações foram consideráveis. Alguns dos trabalhadores de escritório sentaram-se por mais de 15 horas a cada dia entre o trabalho e a casa, quando a maioria dos carteiros mal se sentaram durante todo o dia de trabalho.

Essas diferenças ecoavam nos fatores de risco para doença cardíaca dos voluntários, os pesquisadores descobriram. Aqueles trabalhadores que se sentaram para a maioria de cada dia tenderam a ter cinturas muito maiores, maior IMC e pior controle de açúcar no sangue e perfis de colesterol do que aqueles que freqüentemente se levantaram e se andaram, mesmo após os cientistas considerarem a idade, história familiar, trabalho noturno (que é conhecido por afetar a saúde do coração) e outros fatores.

Os riscos foram ampliados nos extremos. Para cada hora além das cinco que os trabalhadores sentavam todos os dias, os pesquisadores descobriram, acrescentaram cerca de dois décimos de um ponto percentual à sua probabilidade de desenvolver doença cardíaca, com base em seus fatores de risco cumulativos.

Enquanto isso, quase qualquer quantidade de pé e caminhando reduziu as chances de um trabalhador de ter uma cintura grande e outros fatores de risco para doenças cardíacas.

Mas os maiores benefícios vieram das quantidades mais exageradas de atividade. Aqueles carteiros que andaram por mais de três horas por dia, cobrindo pelo menos 15 mil passos, que é de cerca de sete quilômetros, geralmente tinham índices de massa corporal normal, cinturas e perfis metabólicos. Juntos, esses fatores significavam que eles tinham, efetivamente, nenhum risco aumentado para a doença cardíaca.

Naturalmente, este estudo fornece um instantâneo único e limitado da saúde e das vidas das pessoas. Os pesquisadores não seguiram seus voluntários durante décadas para ver quem realmente desenvolveu doença cardíaca. Este tipo de estudo também não pode provar que andar ou ficar sentado causou as diferenças nos fatores de risco das pessoas para doenças cardíacas, apenas que havia associações entre atividade e riscos.

Mas as descobertas implicam que há boas razões para se levantar de nossas cadeiras de mesa e se mover, ainda mais do que muitos de nós já podem estar tentando fazer, diz o Dr. William Tigbe, um médico e pesquisador de saúde pública da Universidade de Warwick que liderou o estudo.

"É preciso esforço", diz ele, mas podemos acumular 15 mil passos por dia caminhando rapidamente por duas horas a um ritmo de cerca de 6,4 km por hora, diz ele.

"Isso pode ser feito por partes", ele acrescenta, talvez com uma caminhada de 30 minutos antes do trabalho, outra no almoço e vários turnos de 10 minutos ao longo do dia.

"Nosso metabolismo não é adequado para sentar o tempo todo", conclui.

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