Artigos: Orientação

Consumir Peixe Ajuda a Reduzir o Risco de Pólipos nas Mulheres

Fonte: Nicholas Bakalar - The NY Times
Peixe Ajuda a Reduzir o Risco de Pólipos nas Mulheres

Um novo estudo descobriu que o consumo de ácidos graxos ômega-3 a partir de peixes está associado com um risco reduzido para um tipo de pólipo do cólon, mas apenas em mulheres.

Estudos em animais têm sugerido que os ácidos graxos ômega-3 podem ter efeitos anti-câncer, mas os resultados de estudos epidemiológicos humanos têm sido inconclusivos. Para este estudo caso-controle, os pesquisadores recrutaram 5.307 pacientes de colonoscopia, 60 por cento deles homens, em dois hospitais do Tennessee durante um período de sete anos que terminou em abril de 2010. A análise aparece on-line no American Journal of Clinical Nutrition.

Eles encontraram 2,141 pessoas com pólipos, deixando 3,166 controles sem pólipos. Todos os pacientes foram entrevistados sobre dieta, hábitos de saúde e história médica.

Os Perigos Ocultos dos Remédios Contra a Azia

Fonte: LifeExtension Magazine - Feb./2017
Os Perigos Ocultos dos Remédios Contra a Azia.

Em estudos profundamente perturbadores publicados em 2015-2016, os fármacos redutores de ácido chamados inibidores da bomba de prótons, ou IBP's, estavam associados a um maior risco aumentado de demência.1-3

Um destes estudos encontrou comprometimento cognitivo em resposta ao uso a curto prazo de fármacos vendidos sob os nomes Prevacid®, Nexium®, Protonix®, AcipHex® e Prilosec®.2

Pessoas com 75 anos ou mais que usam inibidores da bomba de prótons têm um risco 44% maior de desenvolver demência, incluindo Alzheimer.

Cerca de 70% das pessoas que tomam inibidores da bomba de prótons não as necessitam.4 Milhares de casos de demência poderiam ter sido evitados se as pessoas não abusassem dessas drogas.

Neste artigo vamos examinar como inibidores da bomba de prótons representam uma ameaça escondida a longo prazo para o nosso cérebro. Discutiremos opções naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas de azia sem aumentar a demência e outros riscos à saúde, como fraturas ósseas, insuficiência renal e derrame.

Ser um Atleta de Final de Semana tem Suas Vantagens

Concentrar seus exercícios em um ou dois dias por semana ainda pode trazer benefícios substanciais.

Fonte: Gretchen Reynolds - The NY Times
Atleta de Final de Semana.

Malhar apenas nos fins de semana ou de alguma forma concentrar sua atividade físicas totais em uma ou duas corridas prolongadas ou um único basquete vigoroso ou jogo de futebol a cada semana poderia diminuir os riscos de morrer prematuramente quase tão eficazmente como treinos mais curtos e mais freqüentes espalhados durante a semana, De acordo com um interessante novo estudo do fenômeno chamado de guerreiro do fim de semana.

Como a maioria de nós já ouviu até agora, a recomendação padrão sobre quanto exercício devemos concluir a cada semana para fins de saúde é de 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa. O exercício moderado consiste de atividades como caminhar rápido ou andar devagar de bicicleta, algo que aumente a freqüência cardíaca enquanto ainda nos permite conversar com parceiros de treinamento, e atividades vigorosas são aquelas como corrida, ciclismo acelerado e muitos esportes de equipe, incluindo basquete e futebol, que elevam o coração em uma zona onde falar é difícil.

A reunião dessas diretrizes está associada com um risco substancialmente reduzido de desenvolver uma ampla gama de doenças e morrer muito jovem.

As diretrizes também sugerem que, para fins práticos, as pessoas consideram quebrar os 150 minutos em cinco sessões moderadas de 30 minutos por semana ou um número comparável de exercícios mais curtos e mais vigorosos.

Alergia Alimentar

A alergia alimentar é uma resposta imune exagerada desencadeada por ovos, amendoim, leite ou algum outro alimento específico.

Fonte: Health Guide - The NY Times
Alergia Aliementar

Causas

Muitas pessoas têm o que é chamado de intolerância alimentar. Este termo refere-se a azia, cãibras, dor de barriga, ou diarréia que podem ocorrer depois que eles comem alimentos, tais como:

  • Produtos derivados milho
  • Leite de vaca e produtos lácteos (Ver: Intolerância à lactose)
  • Trigo e outros grãos que contêm glúten (Ver: Doença celíaca)

Uma verdadeira alergia alimentar é muito menos comum. Normalmente, o sistema imunológico do seu corpo defende-se contra substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas.

Em algumas pessoas, essa resposta imune é desencadeada por um determinado alimento.

Quando isso ocorre, o sistema imunológico libera substâncias que causam os sintomas de alergias alimentares.

Consumindo Frequentemente Remédios Contra Azia

Fonte: Roni Caryn Rabin - The NY Times
Quais são os efeitos do uso a longo prazo de remédios para tratar a azia?

P: Quais são os efeitos do uso a longo prazo de remédios para tratar a azia?

R: Os medicamentos mais populares para refluxo ácido - inibidores da bomba de prótons como o Nexium, Prilosec e Prevacid, que são tomados diariamente - podem ter efeitos colaterais graves e "não são as drogas benignas que o público acha que são", disse o Dr. Shoshana J. Herzig de Harvard Escola de medicina.

Nos últimos cinco anos, a Federal Food and Drug Administration publicou inúmeras advertências sobre inibidores da bomba de prótons, dizendo que o uso a longo prazo, definido como um ano ou mais, aumenta o risco de fraturas de quadril, pulso e espinha (embora estudos tenham encontrado Um aumento nas fraturas ósseas com uso em períodos mais curtos). O uso a longo prazo também pode levar a baixos níveis de magnésio no sangue, que pode precipitar convulsões, arritmias e espasmos musculares, de acordo com o F.D.A. A deficiência nem sempre pode ser corrigida com suplementos, e os pacientes que tomam outras drogas como digoxina ou diuréticos, que também podem causar baixos níveis de magnésio, deve evitar inibidores da bomba de prótons.

Estatina pode trazer problemas para os exercícios?

Um novo estudo feito em ratos sugere que tomar estatinas para baixar o colesterol parece fazer o exercício mais difícil e menos benéfico.

Fonte: Gretchen Reynolds - The NY Times
Estatina pode trazer problemas para os exercícios?

Tomar medicamentos para baixar o colesterol baseados em estatinas parece tornar o exercício mais difícil e menos benéfico, sugere um novo estudo em ratos. Os ratos não são seres humanos, obviamente, mas o estudo levanta questões interessantes sobre se e como as estatinas podem afetar a aptidão física em todos nós.

No experimento, estatinas foram muito eficazes na redução dos níveis de colesterol. Mas os animais se moviam menos se tomavam estatinas do que se não tomassem as drogas. E quando eles se moveram, ratos tomando estatinas desenvolveram mudanças físicas menos vantajosas em seus músculos do que animais que não foram dadas as drogas.

As estatinas já são uma das drogas as mais extensamente prescritas na terra, e seu uso é provável crescer ainda mais nos próximos anos. Em novembro, em um artigo publicado no JAMA, um grupo de cientistas propôs que qualquer adulto após a idade de 40 com mesmo um único fator de risco para doenças cardiovasculares começar a tomar uma estatina, a fim de diminuir o seu risco de eventualmente desenvolver doença cardíaca.

Se implementado amplamente, essa recomendação aumentaria muito o número de pessoas que usam as drogas.

10 Maneiras de Engordar Rapidamente

É preciso muito mais que apenas uma dieta saudável e exercício físico para perder peso

Fonte: Tiffany Gagnon - Men's Fitness
10 maneiras de engordar rapidamente

Só porque você está se entupindo de abacates e acordando no raiar da madrugada para ir na academia não significa que você terá a barriga tanquinho que quer.

Isso porque a ciência de perder e ganhar peso não é exata. Embora a maioria das pessoas afirmam entender o que é preciso para perder peso (apenas tem preguiça para fazê-lo), aqueles que realmente tentam implementar hábitos mais saudáveis podem não ter sorte muito melhor. Trocar o óleo vegetal para azeite e substituir massas por quinoa pode empurrar seu corpo para um estado mais saudável, mas quando se trata de derreter gordura os grandes sabotadores podem ter ficado escondidos durante todo este tempo. Aqui estão dez.

Mãos frias podem sinalizar Fenômeno de Raynaud

Fonte: Jane E. Brody - The NY Times
Mãos frias podem sinalizar Fenômeno de Raynaud

O ditado "Mãos frias, coração quente" poderia me descrever com precisão se ele também incluiur "os pés frios." Todo outono, mesmo antes de as folhas começam a cair de seu poleiro arejado, eu começo uma pesquisa anual para melhores maneiras de manter as minhas mãos e pés de se congelarem durante o próximo inverno.

Meu investimento em luvas e botas pode estocar uma loja e inclui o que é apresentado como o mais quente do quente, mas até agora nenhum produto tem sido suficientemente protetor. O conselho popular, "Mudar para um clima mais quente", não combina com os interesses da minha vida, e por isso a busca continua.

Eu poderia ou não ter uma versão do fenômeno de Raynaud, mas eu certamente posso simpatizar com aqueles que o tem. Descrita pela primeira vez em 1862 por um estudante de medicina francês chamado Maurice Raynaud, é caracterizada por espasmos induzido pelo frio, localizado em pequenos vasos sanguíneos que interrompem o fluxo de sangue para as extremidades, na maioria das vezes os dedos das mãos e pés e às vezes também as pontas das orelhas e nariz.

Visto da melhor forma, é um distúrbio patriótico americano: As áreas afetadas normalmente ficam brancas quando os vasos sofrem colapso e cortam o fluxo de sangue, depois azuis por falta de sangue rico em oxigênio, em seguida, vermelhas quando o fluxo sanguíneo é gradualmente restaurado.

É Possível Recuperar a Massa Muscular Após os 60?

Fonte: Gretchen Reynolds - The NY Times
É Possível Recuperar a Massa Muscular Após os 60?

É verdade que a massa muscular que perdemos em, digamos, 60 anos de idade não pode ser recuperada?

Sou um homem de 77 anos de boa saúde. Perdi 5 quilos durante os últimos 40 anos, tudo músculo. Existe alguma maneira para alguém da minha idade recuperar massa muscular sem recorrer a esteróides?

Vamos começar com as boas notícias sobre os músculos do envelhecimento. Você pode reconstruí-los, mesmo se você é de meia-idade ou mais velho.

"Nosso laboratório e outros mostraram repetidamente que os músculos mais velhos crescerão e se fortalecerão", diz Marcas Bamman, professor de biologia integrativa na Universidade do Alabama em Birmingham. Em seus estudos, homens e mulheres em seus 60s e 70s que começaram o treinamento supervisionado do peso desenvolveram os músculos que eram tão grandes e fortes como aqueles de em média 40 anos de idade.

Mas o processo de aumento de volume funciona de forma diferente em pessoas mais velhas do que em jovens, disse ele.

Músculos esqueléticos são compostos de vários tipos de fibras e "duas coisas acontecem" com essas fibras depois que chegamos a meia-idade, diz o Dr. Bamman. Algumas morrem, especialmente se não temos exercitado muito os nossos músculos. Os adultos sedentários podem perder 30 a 40 por cento do número total de fibras em seus músculos quando tiverem 55 anos, diz Bamman.

Um Simples Teste Físico Deve ser Parte do Seu Checkup?

Fonte: Gretchen Reynolds - The NY Times
Um Simples Teste Físico Deve ser Parte do Seu Checkup?

A aptidão aeróbia deve ser considerada um sinal vital, assim como a temperatura corporal, a pressão arterial, o pulso e as taxas de respiração são, de acordo com uma nova declaração científica da American Heart Association.

A declaração aponta que a forma física pode ser um indicador melhor do risco de alguém para doenças cardíacas e morte precoce do que os fatores de risco padrão como tabagismo, obesidade e pressão arterial elevada. Os autores recomendam que cada um de nós deve ter a nossa aptidão aeróbia avaliado como parte dos exames médicos e, se a nossa aptidão estiver baixa, devemos ser aconselhados e ajudados a começar a nos exercitar.

Os autores também sugerem que, se o seu médico não começar a determinar a sua aptidão aeróbia num futuro próximo, deve fazê-lo, utilizando qualquer uma das várias ferramentas científicamente validadas online.

Aeróbica ou cardiorrespiratória, é uma medida de quão bem seu corpo pode fornecer oxigênio para tecidos. Porque esse processo é penetrante e essencial dentro de nossos corpos, é também um "reflexo da saúde fisiológica geral e função, especialmente do sistema cardiovascular", de acordo com o relatório.

Muitos estudos anteriores descobriram que a aptidão aeróbica relativamente baixa está associada a um risco significativamente aumentado de doença cardíaca e morte prematura e que estar fora de forma pode, de facto, representar um maior risco de desenvolver doença cardíaca do que se tiver um perfil de colesterol fraco , Diabetes tipo 2, história de tabagismo ou índice de massa corporal elevado.

O Que Não Dizer a um Paciente com Câncer

Fonte: Jane E. Brody - The NY Times
O Que Não Dizer a um Paciente com Câncer

O que você acha que é a pergunta mais comumente feita a uma pessoa que tem ou teve câncer? Se você adivinhou, "Como você está?" Você acertou.

Mas por mais caridosas que essas palavras possam parecer, muitas vezes não são úteis e podem até ser prejudiciais. Numa reunião comemorativa da família um ano depois do meu próprio tratamento contra o câncer, um parente distante me perguntou exatamente isso. Eu respondi: "Estou bem." Ela então pressionou, "Como você está realmente?"

"Realmente" eu estava bem, eu disse a ela. Mas e se eu não tivesse sido? Eu teria querido ser discreto nas notícias médicas ruins no que supostamente um evento divertido? Eu teria querido mesmo ser lembrado de um ataque com câncer? Embora meu parente, sem dúvida, significava bem, a maneira como sua preocupação era expressa me pareceu intrusiva.

Um diagnóstico de câncer pode amarrar as línguas de amigos e familiares ou levá-los a pronunciar comentários inadequados, embora bem intencionados. Alguns que não sabem o que dizer simplesmente evitam o paciente com câncer completamente, um ato que pode ser mais doloroso do que se dissessem ou fizessem a coisa errada.

Novas Terapias para Doenças Intestinais

Fonte: Jane E. Brody - The NY Times
Doenças Intestinais

Décadas atrás, encontrei um jovem surpreendentemente tranqüilo e retraído. Surpreendente porque eu conhecia sua brilhante e vibrante esposa e me perguntei o que a atraíra para ele. Ele mal participou em conversas mesmo em encontros familiares amigáveis.

Alguns anos depois, o mesmo homem parecia ter sido submetido a um transplante de personalidade. Ele era franco e engraçado, inteligente e interessante. Perguntei a um amigo mútuo o que poderia ter explicado a aparente transformação.

A resposta: remoção cirúrgica de seu cólon cronicamente inflamado para tratar colite ulcerativa. Uma vez livre de cólicas abdominais dolorosas, diarréia persistente, fadiga, náuseas e depressão e ansiedade que podem acompanhar esses sintomas, ele ganhou vida. Mesmo ter que lidar com um saco de colostomia não amorteceu seu espírito recém-despertado.

Hoje, este tratamento draconiano é reservado para os poucos pacientes com doença inflamatória intestinal - Crohn e colite ulcerativa - cujos sintomas debilitantes não respondem a um número crescente de terapias modernas menos invasivas.

Descobrindo a Fonte do Barato do Corredor

Fonte: Gretchen Reynolds - The NY Times
Barato do Corredor

Todos nós provavelmente ouvimos alguém exclamar, "Ah, minhas endorfinas estão funcionando!" depois de uma boa corrida. As endorfinas são famosas por supostamente produzir o "barato" do corredor, essa sensação fugaz de calma e euforia que engolfa muitos de nós depois de um treino satisfatório.

Mas, na verdade, endorfinas podem estar injustamente acumulando o crédito de tornar exercícios agradáveis, de acordo com uma nova experiência esclarecedora com animais. As descobertas sugerem que as endorfinas têm pouco a ver com o barato do corredor. Em vez disso, esse sentimento de euforia pode ser o produto de uma substância completamente diferente, mas estranhamente familiar - endocannabinóides do corpo, os produtos químicos que, como os canabinóides na maconha, iluminam o humor.

Endorfina tornou-se uma palavra familiar na década de 1980, quando os pesquisadores descobriram que seus níveis sanguíneos aumentaram após exercício prolongado. Esse achado faz sentido. O exercício pode causar desconforto ou dor e as endorfinas são os opiáceos autoproduzidos do corpo, com propriedades analgésicas semelhantes à morfina.

Doença de Crohn

Fonte: The NY Times - Health Guide
Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma forma de doença inflamatória intestinal (IBD). Ele geralmente afeta os intestinos, mas pode ocorrer em qualquer lugar da boca até o final do reto (ânus).

A colite ulcerativa é uma condição relacionada.

Causas

A causa exata da doença de Crohn é desconhecida. É uma condição que ocorre quando o sistema imunológico do seu corpo erroneamente ataca e destrói tecido corporal saudável (doença auto-imune).

As pessoas com doença de Crohn têm inflamação (crónica) contínua do tracto gastrointestinal (tracto GI). A doença de Crohn pode envolver o intestino delgado, o intestino grosso, o reto ou a boca. A inflamação faz com que a parede intestinal se torne espessa.

Os seguintes parecem desempenhar um papel na doença de Crohn:

  • Seus genes e história familiar (pessoas de ascendência judaica estão em maior risco)
  • Fatores ambientais
  • Tendência de seu corpo a super-reagir a bactérias normais nos intestinos
  • Fumar

A doença de Crohn pode ocorrer em qualquer idade. Geralmente ocorre em pessoas entre idades 15 - 35.

Estar fora de forma pode ser tão ruim quanto fumar

Fonte: Gretchen Reynolds - The NY Times
Fora de Forma

Estar fora de forma pode ser mais prejudicial à saúde e longevidade do que a maioria das pessoas espera, de acordo com um novo estudo de longo prazo com homens de meia-idade. O estudo conclui que a má aptidão física perde apenas para fumar como um fator de risco para a morte prematura.

Não é novidade que a capacidade aeróbia pode influenciar a vida útil. Muitos estudos epidemiológicos anteriores descobriram que pessoas com baixa aptidão física tendem a estar em alto risco de morte prematura. Por outro lado, as pessoas com capacidade aeróbia robusta são susceptíveis de ter longa vida.

Mas a maioria desses estudos seguiu as pessoas por cerca de 10 a 20 anos, que é um longo período de tempo para a ciência, mas nem perto da maior parte da nossa vida real. Alguns desses estudos também incluiam pessoas que já eram idosas ou doentes, tornando-se difícil de extrapolar os resultados para as pessoas mais jovens e saudáveis.

Assim, para o novo estudo, que foi publicado esta semana no European Journal of Preventive Cardiology, pesquisadores da Universidade de Gotemburgo na Suécia e outras instituições se voltaram para uma impressionantemente grande e de longo prazo base de dados de informações sobre homens suecos.

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