Você Deveria Comer Ovos?

Os ovos aumentam o colesterol? O conselho continua mudando.

Fonte: Jane E. Brody - The New York Times
Você Deveria Comer Ovos?

Os ovos aumentam o colesterol? O conselho continua mudando.

Mais uma vez, Humpty Dumpty teve uma grande queda no mês passado, quando um novo estudo vinculou o consumo de ovos a doenças cardiovasculares. O que se segue pode - ou não - colocar Humpty de volta novamente, especialmente para os amantes de ovos que aplaudiram as mais recentes diretrizes dietéticas que pareciam exonerar essa popular comida rica em colesterol.

Embora sugerindo que os americanos “comam o menor colesterol possível na dieta”, o relatório científico das diretrizes de 2015 afirmou que “o colesterol não é um nutriente de preocupação para o consumo excessivo”.

Em seguida, um relatório no JAMA de uma análise de longo prazo muito completa envolvendo cerca de 30.000 homens e mulheres inicialmente livres de doenças cardiovasculares sugeriu o contrário. Os pesquisadores, chefiados por Victor W. Zhong, da Feinberg School of Medicine, descobriram que comer apenas metade de um ovo por dia pode aumentar o risco de doença cardíaca, derrame e morte prematura.

"Meu estudo mostrou uma relação dose-resposta", disse-me o Dr. Zhong, um epidemiologista nutricional. “Quanto maior o consumo de ovos, maior o risco. Aqueles que consumiam menos de um ovo por semana não tinham risco aumentado ”.

Entre os participantes do estudo, a cada 300 miligramas de colesterol adicionados à dieta diária aumentou o risco de doença cardiovascular em 17 por cento e morte prematura por qualquer causa em 18 por cento durante um acompanhamento médio de 17,5 anos, segundo o estudo.

Dado que a gema de um ovo grande contém até 200 miligramas de colesterol, e o colesterol dietético pode elevar os níveis sanguíneos de colesterol LDL prejudicial às artérias em algumas pessoas, não é a primeira vez que os ovos são expostos como um perigo para o coração. Durante décadas, fomos aconselhados a limitar os ovos e manter a ingestão diária de colesterol igual ou inferior a 300 miligramas.

Mas antes de desistir completamente dos ovos ou mudar para as claras, vale a pena considerar as limitações do estudo e como as descobertas se encaixam nos atuais padrões alimentares americanos e em estudos anteriores sobre a relação entre ovos e colesterol para a saúde.

O estudo foi baseado em uma análise de 29.615 adultos sem doença cardíaca conhecida que relataram no início o que eles comeram junto com uma série de hábitos de vida relacionados à saúde, como tabagismo e consumo de álcool e variáveis ​​de saúde como peso, pressão arterial e gordura no sangue. Nas quase duas décadas que se seguiram, 5.400 pessoas tiveram um evento cardiovascular (geralmente um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral) e 6.132 morreram por qualquer causa.

Buscando esclarecer como o consumo de colesterol influenciou o risco de doenças cardiovasculares e morte, o Dr. Zhong e os co-autores se concentraram no consumo de ovos, a mais pura medida dietética de quanto colesterol os participantes comeram. A equipe concluiu que apenas metade de um ovo por dia, ou cerca de três ovos grandes por semana, aumentava as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares em 6% e de morrer por qualquer causa em 8% durante o período do estudo.

Este não foi um estudo de intervenção, por isso não é possível dizer o que poderia ter acontecido se as pessoas se abstivessem de comer ovos e substituíssem por outros alimentos.

“A comida substituta é fundamental”, Dr. Frank B. Hu, presidente de nutrição e epidemiologia da Harvard T.H. Chan Escola de Saúde Pública, me disse. Se, por exemplo, você substituir ovos com iogurte desnatado por frutas e nozes ou grãos integrais, isso provavelmente melhoraria sua saúde.

Mas se as pessoas comerem dois ou três ovos fritos junto com bacon ou linguiça e torradas brancas com manteiga, você não esperaria um resultado saudável, disse Hu.

"Estudos de intervenção mostraram que o consumo moderado de ovos não eleva sensivelmente os níveis de colesterol", disse Hu. "O consumo baixo a moderado de três ou quatro ovos por semana não parece ter um efeito importante no colesterol do sangue, a menos que a pessoa tenha colesterol alto ou diabetes tipo 2."

Ele acrescentou: "Na maioria dos estudos anteriores de pessoas saudáveis, o consumo moderado de ovos não foi associado a um aumento significativo no risco cardiovascular". No entanto, entre 21.275 participantes do Physicians 'Health Study que foram acompanhados por mais de 20 anos, aqueles que comeram Um ou mais óvulos por dia eram mais propensos a desenvolver insuficiência cardíaca do que aqueles que comiam ovos com pouca frequência.

"Descobertas contraditórias entre diferentes estudos não são incomuns - é parte do processo científico", disse Hu. "Na formação de diretrizes, você tem que olhar para a totalidade das evidências ao invés de reagir a um único novo estudo."

Zachary S. Clayton, autor de uma revisão abrangente de pesquisas sobre consumo de ovos e saúde do coração publicado na Nutrition em 2017, disse em uma entrevista que dar dois ovos por dia durante 12 semanas a pessoas saudáveis ​​não levantou nenhum dos seus fatores de risco cardiovascular. e "na verdade diminuiu seus níveis de triglicerídeos".

Mas, Dr. Clayton, um pós-doutorado em nutrição na Universidade do Colorado, em Boulder, disse: “É importante distinguir entre hiporrespondedores e hiper-respondedores ao colesterol da dieta. Se alguém é um hiper-respondedor, comer dois óvulos por dia aumentaria o risco de doença cardiovascular. ”

Isso o levou a sugerir que, antes de as pessoas começarem a comer ovos, elas deveriam “fazer seu teste de sangue; depois de comer ovos durante três ou quatro semanas, faça o seu teste de sangue novamente ”para avaliar a sua resposta pessoal ao colesterol da dieta. "Se tudo permanece em um intervalo normal, para eles, os ovos não são um fator de risco", disse ele.

Enquanto isso, os consumidores podem considerar outras duas questões importantes. Um é o que outros alimentos dominam sua dieta. A gordura saturada, encontrada em carnes vermelhas e laticínios integrais, tem um efeito muito mais potente sobre os níveis sanguíneos de colesterol e risco cardiovascular do que o colesterol dietético per se. Assim, se você seguir um padrão de alimentação ao estilo mediterrâneo, repleto de frutas e legumes, peixe e algumas aves, mas comer carne, carnes processadas, queijo e outros laticínios integrais apenas raramente, você minimizaria as preocupações sobre o colesterol nos ovos.

Também vale a pena considerar os benefícios de nutrição e saúde proporcionados pelos ovos. Os ovos são um alimento prontamente disponível, barato, fácil de preparar e fácil de digerir, tornando-os importantes contribuições para as dietas de muitos idosos, bem como crianças pequenas e adultos ocupados. Quando estou viajando, ovos cozidos ou mexidos geralmente são as escolhas mais saudáveis ​​e satisfatórias disponíveis. Apesar de seu alto teor de colesterol, os ovos têm relativamente pouca gordura saturada.

Além disso, os ovos são uma excelente fonte de nutrientes importantes. Para 72 calorias em um único ovo grande, você obtém mais de seis gramas de proteína, quase cinco gramas de gordura principalmente insaturada, quase sem carboidratos e apenas 71 miligramas de sódio. Os ovos são boas fontes de fósforo, potássio, vitaminas A e D e várias vitaminas B, e são especialmente ricos em luteína e zeaxantina, que ajudam a proteger contra a degeneração macular relacionada à idade. As gemas de ovos são também a fonte alimentar mais concentrada de colina, um nutriente essencial para o desenvolvimento do cérebro e um sistema nervoso saudável.

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