Qual leite é mais nutritivo: soja, caju, amêndoa ou coco?

Fonte: Roni Caryn Rabin - The NY Times
Leites Vegetais

"Varia de acordo com a empresa", diz Sara Haas, uma nutricionista que fala em nome da Academia de Nutrição e Dietética. "Eu encorajo as pessoas a se tornarem leitores de rótulos."

Veganos e outros podem preferir beber leites de base vegetal ao invés do leite que vem de animais por uma série de motivos. Mas em termos de conteúdo nutricional, um estudo recente no Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition confirmou que as bebidas à base de plantas variam amplamente em seus perfis nutricionais, e os autores recomendaram que as crianças bebam leite de vaca a menos que haja uma razão médica que impeça.

Um copo de oito onças de leite de vaca contém, naturalmente, cerca de oito gramas de proteína e quase um terço do valor diário recomendado de cálcio. O leite de vaca também contém naturalmente nutrientes como potássio e vitamina B12. O leite de vaca também é normalmente fortificado com vitaminas A e D.

Nutricionalmente, os quatro leites baseados em plantas se mostraram pálidos em comparação. Com exceção do leite de soja, nenhum destes leitos contém mais de um grama de proteína, a menos que eles sejam fortificados.

Bebidas de soja muitas vezes contêm tanta proteína quanto o leite de vaca, mas sem cálcio (embora muitas bebidas de soja sejam artificialmente fortificadas com cálcio). O leite de soja "Westsoy organics unweetened", por exemplo, não contém ingredientes adicionados, apenas água e soja orgânica; tem nove gramas da proteína mas nenhum cálcio. Ele também tem cinco gramas de gordura, em comparação com zero calorias de gordura no leite desnatado.

Dos quatro, os leites de coco podem ser os menos nutritivos, com 0 ou uma grama de proteína e tipicamente apenas pequenas quantidades de cálcio adicionado.

Castanhas inteiras como amêndoas e cajus são ricas em proteínas e amêndoas são ricas em cálcio, mas esses nutrientes são quase todos perdidos no processamento das bebidas, que contêm muita água.

Para melhorar o perfil nutricional dessas bebidas, alguns fabricantes, adicionam proteína de ervilha ou de arroz para aumentar a contagem de proteínas, fosfato de cálcio ou carbonato de cálcio para aumentar o cálcio e vitaminas. (Os ingredientes adicionados estão listados no rótulo.)

Mas os cientistas debatem se esses nutrientes adicionados são absorvidos e usados ​​de forma eficiente pelo organismo como os nutrientes que estão naturalmente presentes nos alimentos.

O cálcio no leite de vaca é inerente ao leite e pode ser melhor absorvido. "O leite de vaca contém lactose e caseína, que ajudam a aumentar a absorção de cálcio, e o cálcio ajuda a absorver a vitamina D", diz Sina Gallo, professora assistente de nutrição e estudos alimentares na Universidade George Mason. "Há sinergia entre todos os nutrientes; todos eles trabalham juntos ".

A quantidade de vitamina D em bebidas de plantas varia, e um estudo de 2014 de 2.831 crianças descobriu que aqueles que bebiam bebidas lacteas não baseadas em leite de vaca tinham níveis sanguíneos mais baixos de vitamina D do que aqueles que bebiam leite de vaca.

Existem outros aditivos em bebidas à base de plantas a considerar também. Ingredientes como goma de guar, goma de xantano ou carragenano são muitas vezes adicionados para melhorar a palatabilidade e dar as bebidas à base de plantas uma sensação mais cremosa, mais aveludada na boca. Alguns destes aditivos foram ligados a reações alérgicas ou problemas digestivos, e o F.D.A. Tem alertado contra dar qualquer coisa contendo goma de xantano para bebês.

O teor de gordura, açúcar e outros edulcorantes e a contagem de calorias também variam consideravelmente de produto para produto e podem ser bastante elevados em bebidas à base de plantas aromatizadas, como seriam no chocolate ou no leite de vaca integral.

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