Os Perigos da Gordura da Abdominal

Fonte: Jane E. Brody - The New York Times
Os Perigos da Gordura da Abdominal

Se você não fizer mais nada hoje para proteger sua saúde, considere fazer uma medição honesta de sua cintura. Fique em pé, em linha reta, expire (sem chupar o intestino!) E, com uma fita métrica, grave sua circunferência dois a cinco centimetros acima dos ossos do quadril.

O resultado tem implicações muito maiores do que qualquer preocupação que você possa ter sobre sua aparência ou como suas roupas se encaixam. Em geral, se sua cintura mede 89 centimetros ou mais para mulheres ou 100 centimetros ou mais para homens, é provável que você esteja abrigando uma quantidade potencialmente perigosa de gordura abdominal.

Gordura subcutânea que se esconde sob a pele como “alças de amor” ou acolchoamento nas coxas, nádegas ou parte superior dos braços pode ser esteticamente desafiadora, mas é inofensiva. No entanto, a gordura da barriga mais profunda - a gordura visceral que se acumula em torno dos órgãos abdominais - é metabolicamente ativa e tem sido fortemente associada a uma série de riscos graves de doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer e demência.

Você nem precisa estar acima do peso ou ser obeso para enfrentar esses perigos se tiver excesso de gordura dentro do abdômen. Mesmo pessoas com peso normal podem acumular quantidades perigosas de gordura escondida abaixo da parede abdominal. Além disso, isso não é gordura que você pode perder simplesmente tonificando os músculos abdominais com exercícios como abdominais. Perda de peso através de uma dieta saudável e exercício - atividades como caminhada e treinamento de força - é a única maneira infalível de se livrar dela.

Até a meia-idade, os homens geralmente abrigam uma porcentagem maior de gordura visceral do que as mulheres, mas o padrão geralmente se inverte quando as mulheres passam pela menopausa. Poucas fêmeas parecem escapar de uma expansão de meia-idade na cintura, à medida que a gordura corporal é redistribuída e a gordura visceral empurra nossas barrigas. Mesmo que em minha oitava década eu tenha menos peso do que com 13 anos, minha cintura é muitos centímetros maior.

Veja por que as células adiposas viscerais são tão importantes para o seu bem-estar. Ao contrário das células da gordura subcutânea, a gordura visceral é essencialmente um órgão endócrino que secreta hormônios e uma série de outras substâncias químicas ligadas a doenças que comumente afligem adultos mais velhos. Uma dessas substâncias é chamada de proteína de ligação ao retinol 4 (RBP4), que foi encontrada em um estudo de 16 anos de enfermeiros para aumentar o risco de desenvolver doença coronariana. Este perigo provavelmente resulta dos efeitos nocivos dessa proteína na resistência à insulina, o precursor do diabetes tipo 2, e no desenvolvimento da síndrome metabólica, um complexo de fatores de risco cardíaco.

O Million Women Study realizado na Grã-Bretanha demonstrou uma ligação direta entre o desenvolvimento de doenças cardíacas coronárias e um aumento na circunferência da cintura ao longo de um período de 20 anos. Mesmo quando outros fatores de risco coronariano foram levados em consideração, as chances de desenvolver doença cardíaca foram duplicadas entre as mulheres com maior número de cinturas. Cada dois centímetros adicionais no tamanho da cintura das mulheres aumentaram o risco em 10%.

O risco de câncer também é gerado pela gordura da barriga. As chances de contrair câncer colorretal foram quase o dobro entre as mulheres na pós-menopausa que acumulam gordura visceral, segundo um estudo coreano. Risco de câncer de mama aumenta também. Em um estudo com mais de 3.000 mulheres na pré-menopausa e pós-menopausa em Mumbai, Índia, aquelas com cinturas quase tão grandes quanto seus quadris enfrentaram um risco três a quatro vezes maior de ter um diagnóstico de câncer de mama do que mulheres com peso normal.

Um estudo holandês publicado no ano passado relacionou gordura corporal total e gordura abdominal a um risco elevado de câncer de mama. Quando as mulheres no estudo perderam peso - cerca de 12 libras em média - as mudanças nos biomarcadores para câncer de mama, como estrogênio, leptina e proteínas inflamatórias, indicaram uma redução no risco de câncer de mama.

Dado que dois terços das mulheres americanas estão acima do peso ou obesas, a perda de peso pode ser a melhor arma para reduzir a alta incidência de câncer de mama neste país.

Talvez o mais importante no que diz respeito ao pedágio aos indivíduos, às famílias e ao sistema de saúde é a ligação entre a obesidade abdominal e o risco de desenvolver demência décadas mais tarde. Um estudo de 6.583 membros do Kaiser Permanente da Califórnia do Norte que foram acompanhados por uma média de 36 anos descobriu que aqueles com a maior quantidade de obesidade abdominal na meia-idade eram quase três vezes mais propensos a desenvolver demência três décadas mais tarde do que aqueles com menos abdominal gordo.

Ter um grande abdómen aumentava o risco de demência nas mulheres, mesmo que tivessem um peso normal geral e não apresentassem outros riscos para a saúde relacionados com demência, como doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes.

Entre outros problemas médicos ligados à gordura abdominal estão a resistência à insulina e o risco de diabetes tipo 2, comprometimento da função pulmonar e enxaqueca. Até mesmo o risco de asma é aumentado pelo excesso de peso e especialmente pela obesidade abdominal, segundo um estudo com 88.000 professores da Califórnia.

No geral, de acordo com as descobertas de mais de 350.000 homens e mulheres europeus publicados no New England Journal of Medicine, ter uma cintura grande pode quase dobrar o risco de morrer prematuramente, mesmo que o peso total do corpo seja normal.

Tudo isso levanta a questão: qual a melhor forma de eliminar a gordura abdominal e, mais importante ainda, como evitar acumulá-la?

É provável que você tenha visto periodicamente anúncios na internet por maneiras aparentemente mágicas de reduzir a gordura da barriga. Antes de jogar um bom dinheiro fora, diga-se que nenhuma pílula ou poção foi cientificamente demonstrada para dissolver a gordura abdominal. Você tem que trabalhar nisso. E isso significa evitar ou limitar drasticamente certas substâncias em sua dieta, controlando a ingestão calórica geral e fazendo exercícios que queimam calorias.

Talvez o pior agressor seja o açúcar - todas as formas e especialmente a frutose, que constitui metade da sacarose e 55% do xarope de milho rico em frutose. Uma das melhores maneiras de reduzir sua ingestão de açúcar é parar de beber refrigerantes e outras bebidas doces, incluindo sucos de frutas. Limitar o álcool, que pode suprimir a queima de gordura e adicionar calorias nutricionalmente vazias, e evitar carboidratos refinados como pão branco e arroz branco também são úteis.

Certifique-se de que sua dieta contenha quantidades adequadas de proteína e fibra dietética, incluindo legumes, feijão, ervilha e grãos integrais.
Durma o suficiente - pelo menos sete horas por noite. Em um estudo com 68.000 mulheres acompanhadas por 16 anos, as que dormiram cinco horas ou menos tiveram um terço a mais de ganhar 32 quilos.

Finalmente, mova-se mais. Em um grande estudo nacional, a inatividade esteve mais ligada ao ganho de peso e obesidade abdominal do que a ingestão calórica.

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