A Chave Para a Perda de Peso é a Qualidade da Dieta, não a Quantidade, Segundo um Novo Estudo

Fonte: Anahad O'Connor - The New York Times
A Chave Para a Perda de Peso é a Qualidade da Dieta, não a Quantidade, Segundo um Novo Estudo

Qualquer um que tenha feito uma dieta sabe que a receita padrão para perda de peso é reduzir a quantidade de calorias que você consome.

Mas um novo estudo, publicado na terça-feira na JAMA, pode transformar esse conselho em sua cabeça. O estudo descobriu que as pessoas que reduziram o açúcar adicionado, os grãos refinados e os alimentos altamente processados, concentrando-se em comer muitos vegetais e alimentos integrais - sem se preocupar com a contagem de calorias ou limitando os tamanhos das porções - perderam quantidades significativas de peso ao longo de um ano.

A estratégia funcionava para as pessoas se seguiram dietas que eram principalmente baixas em gordura ou principalmente baixas em carboidratos. E seu sucesso não pareceu ser influenciado pela sua genética ou sua resposta de insulina aos carboidratos, uma descoberta que duvida da idéia cada vez mais popular de que dietas diferentes devem ser recomendadas às pessoas com base na composição do DNA ou na tolerância por carboidratos ou gordura.

A pesquisa presta um forte apoio à noção de que a qualidade da dieta, e não a quantidade, é o que ajuda as pessoas a perder e gerenciar seu peso mais facilmente a longo prazo. Também sugere que as autoridades de saúde devem se afastar de dizer ao público para ter obsessão com as calorias e, em vez disso, incentivar os americanos a evitarem alimentos processados ​​que são feitos com amidos refinados e açúcar adicionado, como bagels, pão branco, farinha refinada e lanches açucarados e bebidas, disse Dr. Dariush Mozaffarian, cardiologista e decano da Escola de Ciências e Políticas de Nutrição de Friedman na Universidade Tufts.

"Este é o roteiro para reduzir a epidemia de obesidade nos Estados Unidos", disse o Dr. Mozaffarian, que não estava envolvido no novo estudo. "É hora de os EUA e outras políticas nacionais pararem de se concentrar em calorias e contagem de calorias".

A nova pesquisa foi publicada na JAMA e liderada por Christopher D. Gardner, diretor de estudos de nutrição do Stanford Prevention Research Center. Foi uma pesquisa grande e cara, realizada em mais de 600 pessoas com US $ 8 milhões em financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde, a Iniciativa de Ciência da Nutrição e outros grupos.

O Dr. Gardner e seus colegas projetaram o estudo para comparar as pessoas com excesso de peso e obesidade em dietas com baixo teor de carboidratos e com baixo teor de gordura. Mas eles também queriam testar a hipótese - sugerida por estudos prévios - que algumas pessoas estão predispostas a de dar melhor em uma dieta em relação à outra, dependendo da sua genética e sua capacidade de metabolizar carboidratos e gorduras. Um número crescente de serviços aproveitou essa ideia, oferecendo aos indivíduos um guia personalizado de nutrição adaptado aos seus genótipos.

Os pesquisadores recrutaram adultos da Área da Baía e os dividiram em dois grupos de dieta, que foram chamados de "saudáveis​​" com baixo teor de carboidratos e "saudáveis" com pouca gordura. Os membros de ambos os grupos participaram de aulas com nutricionistas onde foram treinados para comer alimentos inteiros com nutrientes e alimentos minimamente processados, cozidos em casa sempre que possível.

Os refrigerantes, suco de frutas, muffins, arroz branco e pão branco são tecnicamente baixos em gordura, por exemplo, mas o grupo de baixo teor de gordura foi informado para evitar essas coisas e comer alimentos como arroz integral, cevada, aveia cortada em aço, lentilhas, Carnes magras, produtos lácteos com baixo teor de gordura, quinoa, frutas frescas e legumes. O grupo de baixo teor de carboidratos foi treinado para escolher alimentos nutritivos como o azeite, salmão, abacates, queijos duros, vegetais, manteigas de nozes, nozes e sementes e alimentos feitos com animais alimentados com capim e com pastagem.

Os participantes foram encorajados a cumprir as diretrizes federais para a atividade física, mas geralmente não aumentaram seus níveis de exercícios, disse Gardner. Nas aulas com os nutricionistas, a maior parte do tempo foi dedicada a discutir estratégias alimentares e comportamentais para sustentar suas mudanças na dieta.

O novo estudo se destaca de muitos testes anteriores de perda de peso porque não estabeleceu limites de carboidratos, gorduras ou calorias extremamente restritivos nas pessoas e enfatizou que eles se concentraram em comer alimentos integrais ou "reais" - tanto quanto eles precisavam para evitar sentir fome .

"A única coisa é que nunca estabelecemos um número para que eles sigam", disse Gardner.

É claro que muitas pessoas da dieta recuperam o que perderam, e este estudo não pode determinar se os participantes poderão sustentar seus novos hábitos. Enquanto as pessoas, em média, perderam uma quantidade significativa de peso no estudo, houve também grande variabilidade em ambos os grupos. Algumas pessoas ganharam peso, e algumas perderam tanto quanto 25 a 30 kg. O Dr. Gardner disse que as pessoas que perderam o maior peso relataram que o estudo "mudou seu relacionamento com a comida". Já não comiam em seus carros ou na frente de suas telas de televisão, e eles estavam cozinhando mais em casa e sentando-se para jantar com suas famílias, por exemplo.

"Realmente ressaltamos aos dois grupos, uma e outra vez, que queríamos que eles comessem alimentos de alta qualidade", disse Gardner. "Nós dissemos a eles tudo o que queríamos que eles minimizassem o açúcar adicionado e os grãos refinados e comessem mais vegetais e alimentos integrais. Nós dissemos: "Não saia e compre um brownie com baixo teor de gordura, só porque diz baixo teor de gordura. E aqueles chips de baixo teor de carboidratos - não os comprem, porque eles ainda são chips e isso está jogando com o sistema ".

Dr. Gardner disse que muitas das pessoas no estudo ficaram surpresas - e aliviadas - de que não precisavam restringir nem pensar em calorias.

"Algumas semanas depois, as pessoas do estudo estavam perguntando quando iríamos dizer-lhes quantas calorias cortar", disse ele. "E meses no estudo, eles disseram:" Obrigado! Tivemos que fazê-lo tantas vezes no passado ".

A contagem de calorias tem sido arraigada nos conselhos predominantes de nutrição e perda de peso. Os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças, por exemplo, dizem às pessoas que estão tentando perder peso para "anotar os alimentos que você come e as bebidas que você bebe, mais as calorias que eles têm, todos os dias", enquanto se esforçam para restringir a quantidade de calorias que comem e aumento da quantidade de calorias que queimam através da atividade física.

"O gerenciamento de peso consiste em equilibrar o número de calorias que você recebe com o número que seu corpo usa ou queima", diz a agência.

No entanto, o novo estudo descobriu que, após um ano de foco na qualidade dos alimentos, não em calorias, os dois grupos perderam quantidades substanciais de peso. Em média, os membros do grupo de baixo teor de carboidratos perderam pouco mais de 6,5 kg, enquanto aqueles com baixo teor de gordura perderam cerca de 5,8 kg. Ambos os grupos também viram melhorias em outros marcadores de saúde, como reduções em seus tamanhos de cintura, gordura corporal e açúcar no sangue e pressão arterial.

Os pesquisadores buscaram amostras de DNA de cada assunto e analisaram um grupo de variantes genéticas que influenciam o metabolismo de gorduras e carboidratos. Em última análise, os genótipos dos indivíduos não pareciam influenciar suas respostas às dietas.

Os pesquisadores também analisaram se as pessoas que segregavam níveis mais altos de insulina em resposta à ingestão de carboidratos - um barómetro de resistência à insulina - melhoraram com a dieta baixa em carboidratos. Surpreendentemente, eles não melhoraram, Dr. Gardner, que foi um tanto decepcionante.

"Teria sido gentil dizer que temos um teste clínico simples que indicará se você é resistente à insulina ou não e se deve comer mais ou menos carboidratos", acrescentou.

O Dr. Walter Willett, presidente do departamento de nutrição da Harvard TH Chan School of Public Health, disse que o estudo não apoiou uma abordagem de "medicina de precisão" para a nutrição, mas que estudos futuros provavelmente analisarão muitos outros fatores genéticos que poderia ser significativo. Ele disse que a mensagem mais importante do estudo foi que uma "dieta de alta qualidade" produziu uma perda de peso substancial e que a porcentagem de calorias de gordura ou carboidratos não era importante, o que é consistente com outros estudos, incluindo muitos que mostram que comer gorduras saudáveis e carboidratos podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, diabetes e outras doenças.

"A conclusão: a qualidade da dieta é importante para o controle de peso e o bem-estar a longo prazo", disse ele.

Dr. Gardner disse que não é que as calorias não importam. Afinal, ambos os grupos acabaram por consumir menos calorias em média no final do estudo, embora não estivessem conscientes disso. O objetivo é que eles fizeram isso concentrando-se em alimentos integrais nutritivos que satisfaziam sua fome.

"Eu acho que um lugar em que erramos é dizer às pessoas para descobrir quantas calorias eles comem e, em seguida, dizer-lhes para reduzir as 500 calorias, o que as torna miseráveis", disse ele. "Nós realmente precisamos nos concentrar nessa dieta fundamental, que é mais vegetais, mais alimentos integrais, menos açúcar adicionado e grãos menos refinados".

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