Bananas x Bebidas Esportivas? As Bananas Vencem!

Fonte: Gretchen Reynolds - The New York Times
Bananas x Bebidas Esportivas? As Bananas Vencem!

Uma banana pode substituir razoavelmente bebidas esportivas para aqueles de nós que dependem de carboidratos para alimentar o exercício e acelerar a recuperação, de acordo com um novo estudo comparando os efeitos celulares dos carboidratos consumidos durante esportes.

Descobriu-se que uma banana, com sua embalagem totalmente natural, fornece benefícios anti-inflamatórios e outros benefícios comparáveis ​​ou maiores para atletas do que bebidas esportivas. Mas pode haver um lado negativo e envolve inchaço.

Durante décadas, os atletas e seus conselheiros acreditaram e estudos confirmaram que comer ou beber carboidratos durante o esforço prolongado pode permitir que alguém continue por mais tempo ou em intensidades mais altas e se recupere mais rapidamente do que se ele não comesse durante o treino.

Os carboidratos rapidamente alimentam os músculos, diminuindo parte do estresse fisiológico de se exercitar e provocando menos inflamação depois.

A forma mais digerível e portátil de carboidratos é o açúcar, seja glicose, frutose ou sacarose, e para os atletas, esse açúcar é frequentemente fornecido através de bebidas esportivas.

Mas as bebidas esportivas não são uma substância encontrada no mundo natural. Eles são fabricados e podem conter aromas e produtos químicos que algumas pessoas podem querer evitar.

Há alguns anos, pesquisadores do Campus de Pesquisa da Carolina do Norte, da Appalachian State University, em Kannapolis, começaram a se perguntar sobre as frutas como uma alternativa mais saudável às bebidas esportivas durante o exercício.

A maioria das frutas, incluindo bananas, é açucarada e rica em frutose; a frutose, afinal, significa açúcar de fruta. Mas eles também contêm outras substâncias naturais que podem afetar o desempenho e a recuperação esportiva, especulam os pesquisadores.

Em um experimento preliminar, publicado em 2012, os cientistas descobriram que os ciclistas tiveram melhor desempenho durante um passeio de bicicleta extenuante se tivessem uma banana ou uma bebida esportiva em comparação com apenas água. Eles também desenvolveram níveis mais baixos de inflamação em seus corpos depois.

Mas esse estudo deixou muitas perguntas sem resposta, particularmente sobre se e como os carboidratos poderiam estar ajudando na recuperação dos atletas.

Assim, para o novo experimento, que foi publicado no mês passado no PLOS One, os pesquisadores decidiram usar técnicas mais sofisticadas para rastrear mudanças moleculares dentro dos corpos dos ciclistas.

(Dole Foods, que vende bananas, parcialmente financiou ambos os estudos. De acordo com uma declaração no estudo, a empresa não tem qualquer envolvimento no "desenho do estudo, coleta e análise de dados, decisão de publicar ou preparação do manuscrito".)

Os pesquisadores pediram a 20 ciclistas competitivos, homens e mulheres, para completar um cansativo passeio de bicicleta de 75 quilômetros em várias ocasiões no laboratório de desempenho do campus. Durante um passeio, eles bebiam apenas água. Nos outros, eles tinham água, mas também 240ml de uma bebida esportiva ou cerca de metade de uma banana a cada 30 minutos.

Os cientistas coletaram sangue antes do treino, imediatamente após e em vários pontos adicionais, estendendo-se até 45 horas depois.

Eles então verificaram o sangue em busca de marcadores de inflamação e níveis de centenas de moléculas, conhecidas como metabólitos, que podem mudar durante e após o esforço e significam o quanto de estresse o corpo sente.

Eles também isolaram as células do sangue para examinar a atividade de certos genes envolvidos na inflamação.

Como esperavam, os cientistas descobriram que tomar apenas água resultava em níveis relativamente altos de marcadores inflamatórios no sangue dos ciclistas. Esses marcadores eram muito mais baixos se os ciclistas tivessem consumido frutas ou bebidas esportivas.

Os voluntários também mostraram perfis de metabólitos menos estressados ​​se tivessem carboidratos durante seus passeios, se essas calorias vieram de uma garrafa ou de uma banana.

Mas houve diferenças na atividade de alguns genes. Em particular, os cientistas descobriram que as células sangüíneas dos ciclistas produziam menos de um precursor genético de uma enzima conhecida como COX-2 se tivessem comido bananas durante o treino. Este efeito não foi observado se eles tivessem bebido a bebida esportiva ou apenas água.

A enzima COX-2 estimula a produção de prostaglandinas, que, por sua vez, intensificam a inflamação. Menos do precursor genético nas células após um treino deve significar menos COX-2 e reduzir a inflamação, diz David Nieman, diretor do laboratório de desempenho humano da Appalachian State University e principal autor do estudo.

Ele ressalta que os medicamentos antiinflamatórios, como o ibuprofeno, inibem a COX-2, mas, até o momento, os pesquisadores não consideraram que as bananas pudessem funcionar de forma comparável.

Como a fruta consegue afetar a expressão gênica das células após o exercício ainda não é conhecida, no entanto, diz ele.

Ele e seus colegas também não sabem se metade de uma banana padrão a cada 30 minutos é a quantidade ideal de fruta durante o esforço. Embora tenha fornecido tantos carboidratos quanto em uma xícara de bebida esportiva, também resultou em “um pouco de inchaço”, diz ele, o que pode diminuir o entusiasmo de alguns atletas.

Ele e seus colegas planejam explorar essas questões em estudos futuros e também examinam os efeitos de outras frutas. "As tâmaras têm mais açúcar do que bananas", diz Nieman.

Enquanto isso, diz ele, para os praticantes de exercícios que preferem uma alternativa natural, barata e bem embalada às bebidas esportivas, “as bananas parecem muito boas”.

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