Alimentação saudável: Nunca é tarde para começar!

Alimentação Saudável

O segredo de uma vida longa e saudável está nos hábitos, tanto de vida quanto alimentar. Segundo pesquisas científicas, os fatores que influenciam no risco para a saúde são: 51% a dieta, 20% a hereditariedade, 19% o ambiente (poluição, clima) e 10% as doenças que não podem ser prevenidas. Através desses dados, podemos observar a importância da alimentação para nossa saúde.

Se você não tem hábitos alimentares saudáveis e quer melhorar sua alimentação aqui vão algumas dicas. Lembre-se: nunca é tarde para melhorar sua qualidade de vida!

Alimentação Saudável

Como começar?

- A alimentação tem que ser um momento de prazer, procure realizar as refeições com a família ou amigos.

- Se alimente em horários regulares, de três em três horas, mesmo se não estiver com apetite, pois assim o seu metabolismo mantém o ritmo e não irá sentir muita fome na próxima refeição.

- Consuma frutas, verduras e legumes todos os dias. Se você não está acostumado, inicie devagar incluindo em sua alimentação. Descubra novos sabores!

- Prefira os alimentos integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas do complexo B, minerais e preservam melhor os nutrientes.

- Diminua a quantidade de sal na comida, usando ervas e temperos para realçar o sabor dos alimentos.

- Consuma no máximo, 1 porção de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina por dia.

- Reduza o açúcar da alimentação, evite guloseimas em geral e refrigerantes.

- Inclua proteínas de origem animal e vegetal em sua alimentação, pois são importantes para a manutenção da saúde. Onde podemos encontrar as proteínas? Nas carnes, peixes, ovos, leite e derivados, feijão, proteína de soja.

- Beba de 6 a 8 copos (2 litros) de água por dia para manter seu corpo hidratado. Leve para o trabalho uma garrafinha de água e deixe ao lado para ir tomando ao longo do dia.

- Mexa-se! Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física de sua preferência todos os dias.

Espero ter ajudado as pessoas que querem começar uma alimentação saudável e não sabem como. O ideal é consultar um nutricionista que irá fazer uma dieta personalizada de acordo com as necessidades nutricionais, hábitos, preferências alimentares e a rotina de cada indivíduo.


  • Dra. Larissa Couto

    Dra. Larissa Couto

    Nutricionista

    CRN3 34470

    • Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica pelo Hospital Israelita Albert Einstein
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