Alimentação e sono: Como está o seu?

Alimentação e Sono

Uma boa noite de sono é muito mais eficiente do que muitos imaginam! É impressionante como o número de horas dormidas pelas pessoas está cada vez menor. E o seu sono como está?

A qualidade do sono tem um enorme impacto sobre a vida cotidiana. Ter uma noite de sono deficiente poderá afetar o trabalho e a concentração. Durante o sono, nosso corpo e mente se recuperam, fazendo com que você se sinta descansado pela manhã.

Especialistas confirmam que a dieta influencia no processo do sono, tanto sentir fome, quanto comer em grande quantidade podem atrapalhar o sono e causar desconforto e insônia.

Quais alimentos interferem?

Os alimentos estimulantes como café, refrigerantes, chá mate, chá verde, chocolate, achocolatado; os excessos alimentares ou consumo de alimentos que dificultam a digestão e geram desconfortos antes de dormir, como as carnes, pão branco, salgadinhos, frituras, alimentos ricos em gorduras, açúcares e bebidas alcoólicas.

O que fazer para melhorar?! Cuide-se:

  • Pratique atividade física que goste com frequência;
  • Realize a última refeição do dia 2 a 3 horas antes de deitar;
  • Faça exercícios de respiração;
  • Se desligue 1 hora antes de dormir;
  • Mantenha uma alimentação equilibrada.
  • Alimentação e Sono

    Para ter uma boa noite de sono consuma alimentos ricos em triptofano, precursor da serotonina, que alivia os sintomas de insônia e melhora sensação de prazer. Alimentos: banana, castanhas, leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha) e iogurte.

    Para que sua saúde e seu sono se mantenham equilibrados é importante manter uma boa alimentação!

    Bom sono a todos!!

  • Dra. Larissa Couto

    Dra. Larissa Couto

    Nutricionista

    CRN3 34470

    • Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica pelo Hospital Israelita Albert Einstein
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