Artigos: Nutrição

O Diabetes e a sua Dieta: O Debate Low-Carb

Fonte: Gina Kolata - The NY Times
O Diabetes e a sua Dieta: O Debate Low-Carb

Alguns anos atrás, Richard Kahn, agora aposentado chefe científico e médico da American Diabetes Association, foi indicado para organizar um comitê para prescrever um plano de dieta para pessoas com diabetes. Ele começou examinando as evidências de dietas diferentes, perguntando qual, se houver, melhor controle da diabetes.

"Quando você olha para a literatura, uau é fraco. É tão fraco ", disse Kahn em uma entrevista recente.

Estudos tendem a ser de curto prazo, dietas insustentáveis, diferenças entre elas clinicamente insignificantes. A única coisa que realmente parecia ajudar as pessoas com diabetes foi a perda de peso - e para perder de peso, não há dieta mágica.

Mas as pessoas querem conselhos de dieta, Dr. Kahn raciocinou, e a associação realmente deve dizer algo sobre dietas. E foi assim que aconteceu no Institutos Nacionais de Saúde, como foi com a pirâmide alimentar do Departamento de Agricultura.

Por quê? "É uma dieta para toda a América", disse o Dr. Kahn. "Tem muitas frutas e legumes e uma quantidade razoável de gordura."

Esse conselho, no entanto, foi recentemente atacado em um comentário do New York Times escrito por Sarah Hallberg, uma osteopata em uma clínica de perda de peso em Indiana, e Osama Hamdy, diretor médico do programa de perda de peso obesidade no Joslin Diabetes Center em Harvard Escola de medicina.

Há uma dieta que ajuda com diabetes, disseram os dois médicos: uma que restringe - ou, segundo a Dra. Hallberg, restringe severamente - os carboidratos.

"Se o objetivo é tirar os pacientes de seus medicamentos, incluindo a insulina, e resolver em vez de apenas controlar a sua diabetes, restrição significativa dos carboidratos é de longe o melhor plano de nutrição", disse Hallberg em um e-mail. "Isso incluiria a eliminação de grãos, batatas e açúcares e todos os alimentos processados. Há um corpo significativo e crescente de literatura que apóia este método. "Ela tem um consultório particular na Indiana University Health Arnett Hospital e é diretora médica de uma start-up desenvolvendo intervenções médicas baseadas na nutrição.

Mas não há grandes e rigorosos estudos mostrando que dietas de baixo teor de carboidratos oferecem uma vantagem, e, de fato, não há sequer um consenso sobre a definição de uma dieta de baixo carboidrato - isso pode variar de médico para médico.

Aleitamento Materno Garante a Saúde Intestinal da Vida da Criança

Aleitamento Materno Garante a Saúde Intestinal da Vida da Criança

Introdução

Amamentar no seio faz parte da vida natural do ser humano, assim como nascer de parto normal, alimentar-se com alimentos provenientes da natureza e respeitar o ciclo da vida. Este artigo trata do aleitamento materno com promoção da saúde do indivíduo para sua longevidade através da colonização da microbiota intestinal, que é por onde começa a imunidade7.

O aleitamento materno, além de benefícios nutricionais, tem benefícios emocionais, devido ao vínculo mãe e filho e benefícios fisiológicos, através da sucção que o bebê deve trabalhar para dar continuidade ao seu desenvolvimento natural.

A microbiota intestinal da criança é formada pelo aleitamento materno, pois o leite humano contém diversos fatores que colonizam e protegem o trato gastrointestinal do bebê, além de ser o único alimento perfeito para a criança.

Discussão

Amamentar é a forma mais natural de alimentar e nutrir um bebê, provêm uma combinação única e perfeita de proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas, minerais, enzimas e células vivas, com conhecidos e inquestionáveis benefícios nutricionais, imunológicos, psicológicos e econômicos1, por ser um fluido biológico complexo específico para a espécie, adaptado ao longo da existência humana para satisfazer perfeitamente as necessidades nutricionais e imunológicas da criança2.

As principais vantagens do aleitamento materno são baseadas nas propriedades anti-infecciosas, anti-inflamatórias e imunomodulatórias1,2,6. GREER, FR concluiu em estudo que o aleitamento materno previne doenças atópicas, alergias e doenças respiratórias.

Efeitos Adversos dos Adoçantes à Saúde

Efeitos Adversos dos Adoçantes à Saúde

Muito se sabe do prejuízo à saúde devido ao excesso de açúcar na alimentação. Ele pré-dispõe o organismo à obesidade, diabetes, distúrbios metabólicos e alterações no sistema nervoso central. Porém, deve-se ter cuidado na escolha do substituto do açúcar para evitar outros prejuízos.

Além de abrir o apetite por doces e causar uma compulsão por carboidratos, alguns adoçantes podem alterar a pressão de hipertensos, favorecer o acúmulo de toxinas no fígado e causar dor de cabeça e alterações de humor.

10 Maneiras de Engordar Rapidamente

É preciso muito mais que apenas uma dieta saudável e exercício físico para perder peso

Fonte: Tiffany Gagnon - Men's Fitness
10 maneiras de engordar rapidamente

Só porque você está se entupindo de abacates e acordando no raiar da madrugada para ir na academia não significa que você terá a barriga tanquinho que quer.

Isso porque a ciência de perder e ganhar peso não é exata. Embora a maioria das pessoas afirmam entender o que é preciso para perder peso (apenas tem preguiça para fazê-lo), aqueles que realmente tentam implementar hábitos mais saudáveis podem não ter sorte muito melhor. Trocar o óleo vegetal para azeite e substituir massas por quinoa pode empurrar seu corpo para um estado mais saudável, mas quando se trata de derreter gordura os grandes sabotadores podem ter ficado escondidos durante todo este tempo. Aqui estão dez.

5 Hábitos do Dia a Dia que Impedem a Perda de Peso

A diferença entre perder o pneuzinho e manter aqueles últimos 5 quilos quilos pode estar nos pequenos detalhes.

Fonte: Brittanu Smith para Men's Fitness
Perda de Peso

Perca aqueles quilos

Quando se trata de perda de peso, nada é tão difícil como perder os últimos 5 quilos. No início, você está perdendo gordura corporal a torto e a direito, mas em algum momento seus resultados fantásticos chegam a uma parada brusca. Por quê? Essencialmente, seu corpo se acostuma com sua dieta e treino, e, vamos admitir: É muito mais difícil perder 5 quilos quando você pesa 95 do que perder 5 quilos quando se pesa 150 quilos.

Neste ponto, você precisa afinar suas escolhas de estilo de vida e comportamento. Pequenas mudanças realmente produzem grandes resultados, de acordo com Jenny Westerkamp, ​​R.D., L.D., co-autora de Alimentos Verdes para Homens: Alimentos Poderosos para uma Dieta Limpa e Saudável. Dê uma olhada nos seguintes erros que ela diz que você provavelmente não percebe que está fazendo. Estes ajustes vão ajudá-lo a ter um corpo mais magro pouco tempo.

7 Enganos da Dieta que Causam Ganho de Peso

Implemente estas dicas de dieta para garantir sua perda de peso

Fonte: Lorne Opler para Men's Fitness
Perda de Peso

Fracasso

Você levanta muito peso. Você se alimenta corretamente. Mas algo não faz sentido quando você sobe na balança. Você ganhou peso, e você estava tentando perder. O que acontece? Acredite ou não, podem ser pequenas coisas - como quão rápido você mastiga - que estão dificultando seus esforços de perda de peso. Estas pequenas coisas que você não presta atenção no cdia a dia somam-se em quilos a mais a longo prazo. Aqui estão sete das razões mais prováveis pelas quais você pode estar ganhando peso indesejado.

Pular refeições

Vamos começar com uma coisa que todo mundo que arruina nosso metabolismo: pular refeições. Comer irregularmente ao longo do dia pode contribuir não só para o acumulo de gordura na barriga, mas a resistência à insulina e ao maior risco de diabetes tipo II. Após comer uma refeição, o corpo produz glicose, que é transportada do sangue para as células dos músculos e do fígado. Na resistência à insulina, as células não respondem à insulina, assim se acumula mais açúcar no sangue. Mais açúcar no sangue significa mais gordura em torno da cintura, o mesmo tipo de gordura que contribui para a diabetes.

6 motivos para você usar proteína whey

Fonte: James de Medeiros para Men's Fitness
Whey

Proteína whey não é apenas o combustível dos marombados. Não nos interpretem mal, se você está fazendo exercícios corretamente e tem uma dieta cheia de proteína magra, vegetais e frutas ricas em fibra e vitamina, carboidratos de boa qualidade, e ainda não está vendo os resultados que você quer, a proteína whey irá ajudá-lo a obter melhores resultados. Mas essa não é a única razão pela qual ela deve deve ser uma parte de sua rotina diária. Nós resumimos a seis os benefícios de saúde escondidos em sua colher de whey.

Os 13 melhores alimentos para perder peso

Perca peso e sinta-se satisfeito

Fonte: Brittany Smith para Men's Fitness

Se você está tentando perder uma quantidade significativa de peso ou os últimos 5 quilos, diminuir o peso é incrivelmente difícil. Dietas de baixa caloria são absurdas ​​e você fica com fome o tempo todo. É por isso que os nutricionistas instruem pessoas que estão em dieta a comer alimentos de qualidade, cheios de nutrientes, cujos benefícios sejam iguais ou superem seu impacto calórico.

Então, de quais alimentos estamos falando? "Por um lado, os alimentos repletos de fibras são uma ótima maneira de se satisfazer e controlar a fome, controlar os níveis de glicose no sangue, bem como promover a saúde gastrointestinal", diz Katherine Zeratsky RDN, LD, na Clínica Mayo. "Frutas e vegetais são ricos em fibras e também predominantemente água, o que os torna pesados ​​(seu estômago sente peso) e mantém você se sente satisfeito, com baixas calorias", acrescenta. Finalmente, consuma alimentos à base de plantas que são naturalmente ricos em proteínas e você terá uma combinação que vai acender seu fogo metabólico, mantê-lo satisfeito e queimar calorias enquanto você mastiga.

Então, adicione esses alimentos à sua "dieta" se você estiver procurando se livrar de alguns quilos. A melhor parte? Não vai se sentir nem um pouco em uma dieta.

Uma criança pode beber muito leite?

Fonte: Alice Callahan - The NY Times
Leite

P: Meu filho tem 5 anos. Ele bebe cinco ou seis xícaras de leite por dia. É demais?

R: "O leite de vaca tem sido um alimento básico na dieta das crianças na América do Norte há muito, muito tempo e é carregado com nutrientes essenciais e energia", incluindo proteína, gordura, cálcio e vitamina D, diz o Dr. Jonathon Maguire, um pediatra e pesquisador do St. Michael's Hospital em Toronto. Apesar das crianças poderem obter esses nutrientes de outros alimentos, o leite é uma fonte fácil e barata que a maioria das crianças gosta. "No entanto, como acontece com a maioria das coisas saudáveis, muito de uma coisa boa provavelmente não é uma coisa boa", diz o Dr. Maguire.

As orientações dietéticas de 2015 para os americanos recomendam que as crianças consomem duas a três xícaras de leite ou porções de outros produtos lácteos por dia, dependendo da sua idade. "Cinco a seis xícaras de leite para uma criança de cinco anos de idade é excessiva", disse Angela Lemond, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.

Qual leite é mais nutritivo: soja, caju, amêndoa ou coco?

Fonte: Roni Caryn Rabin - The NY Times
Leites Vegetais

"Varia de acordo com a empresa", diz Sara Haas, uma nutricionista que fala em nome da Academia de Nutrição e Dietética. "Eu encorajo as pessoas a se tornarem leitores de rótulos."

Veganos e outros podem preferir beber leites de base vegetal ao invés do leite que vem de animais por uma série de motivos. Mas em termos de conteúdo nutricional, um estudo recente no Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition confirmou que as bebidas à base de plantas variam amplamente em seus perfis nutricionais, e os autores recomendaram que as crianças bebam leite de vaca a menos que haja uma razão médica que impeça.

Um copo de oito onças de leite de vaca contém, naturalmente, cerca de oito gramas de proteína e quase um terço do valor diário recomendado de cálcio. O leite de vaca também contém naturalmente nutrientes como potássio e vitamina B12. O leite de vaca também é normalmente fortificado com vitaminas A e D.

Alimentação e Nutrição nas Doenças Inflamatórias Intestinais

Alimentação e Nutrição nas Doenças Inflamatórias Intestinais

Doença inflamatória intestinal (DII) é a denominação geral dada para os distúrbios inflamatórios de causa desconhecida, envolvendo o trato gastrintestinal (TGI), que pode ser dividida em dois grupos principais: a Retocolite Ulcerativa Inespecífica Crônica (RCUI) e a Doença de Crohn (DC). A principal diferença entre as duas doenças é a localização da inflamação: enquanto a Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do tubo digestivo, da boca ao ânus, a Retocolite Ulcerativa só acomete o intestino grosso, ou cólon.

Não se sabe ao certo quais são as causas dessas doenças, mas existem fatores genéticos, alterações da resposta do sistema imune e fatores ambientais envolvidos. Agentes infecciosos, como bactérias, vírus e parasitas, não são reconhecidos como fatores de causa de DII. Fatores emocionais, como estresse, também não causam a doença, mas podem exacerbá-la. Alimentos potencialmente alergênicos causam intolerância e podem ser a causa da inflamação local ou precipitarem os sintomas, além de intensificá-los.

Como Manter o Intestino Funcionando Bem?

Como manter o intestino funcionando bem?

O intestino é um órgão extremamente importante para nós, ele faz a digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes, participa da nossa imunidade, regula o humor através da produção de serotonina, faz detoxificação, além de regular a fome e saciedade! Por isso, precisamos ter o intestino saudável sempre!

Saiba quais são as dicas para manter o intestino funcionando bem! Procure ter uma alimentação rica em fibras, consuma alimentos como legumes, verduras, frutas, feijões, raízes e tubérculos, aveia, biomassa de banana verde; faça 5 ou 6 refeições por dia, com intervalos regulares entre as refeições; beba mais água; fuja dos alimentos industrializados, ricos em açúcar e aditivos alimentares que prejudicam o bom funcionamento do organismo; faça exercícios físicos regularmente.

Nutrição & Imunidade

Ter imunidade significa estar bem alimentado!

Nutrição & Imunidade

Ultimamente estamos espantados com tantas doenças contagiosas e perigosas como a GRIPE H1N1, ou gripe suína na saúde, por isso devemos focar nossos esforços para colocar a saúde na rotina...

Blueberrie (Mirtilo) Pode Impulsionar a Longevidade Além de Restringir as Calorias

Fonte: Life Extension

Blueberrie (Mirtilo) Um problema fundamental com o envelhecimento é reparar o DNA defeituoso Como perdemos nossa habilidade de reparar o DNA, a doença e a morte fatalmente nos segue. Se pudéssemos aperfeiçoar os processos de reparação do DNA interno, tornaríamos-nos incrivelmente resistentes às doenças degenerativas

Extratos de mirtilo têm demonstrado propriedades de reparo de DNA

Os benefícios de proteção do cérebro de blueberries impulsionar memória têm sido uma área promissora da pesquisa.

Estudos mais recentes mostram que mirtilos atrasam o processo de envelhecimento por meio de uma variedade de mecanismos, incluindo a reparação de danos no DNA e favoravelmente modulando genes associados com o envelhecimento.

A capacidade de reparação do DNA é um mecanismo essencial de longevidade. Um estudo de laboratório fascinante encontrou que os compostos de mirtilos poderiam aumentar o tempo de vida média em 28%. Nos seres humanos, que é igual a mais de 22 anos.

Particularmente impressionante é um estudo que indica que, quando adicionado a uma dieta de restrição calórica, os compostos encontrados em blueberries aumentaram significativamente o tempo de vida além da restrição de calorias sozinho.

Porque o Chá Verde Tornou-se um Suplemento Vital

O Chá Verde é a Segunda Bebida Mais Consumida no Mundo

Fonte: Life Extension

Chá VerdeO que torna o extrato de chá verde como um nutriente importante são os grandes volumes de dados científicos publicados que validam seus múltiplos benefícios biológicos. Os resultados mais significativos envolvem estudos que mostram que o extrato de chá verde ajuda a manter o DNA celular e integridade estrutural da membrana. Décadas de pesquisa mostram que o chá verde inibe o desenvolvimento de colônias de células indesejáveis.

Os componentes ativos do chá verde são poderosos antioxidantes chamados polifenóis (catequinas) e flavonóis. Vários catequinas estão presentes no chá verde e representam a maior parte dos relatórios de pesquisa favoráveis. Epigalocatequina galato (EGCG) é o mais poderoso desses catechins.1,2

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