Condiloma Anal / HPV

Doença causada pelo papiloma vírus hominis (HPV). Possue atualmente 68 tipos diferentes do mesmo vírus, sendo que o subtipo 16 e 18 estão associados a formas mais graves da doença, inclusive o risco de malignização (carcinoma de células escamosas).

Surgem pequenas lesões verrucosas na região anal e genital, e o paciente apresenta coceira e dor nas regiões acometidas.

O diagnóstico é feito com base na história clínica do paciente e no exame anátomo patológico das lesões, atualmente realiza-se também a hibridização, que determina quais os subtipos que acometem o paciente.

Tratamento

Existem vários tipos de tratamento, que devem ser orientados à partir do subtipo e da extensão das lesões.

As formas de tratamento são: eletrocoagulação sob anestesia, cauterização com ácido trocloroacético a 50%, vacinas feitas com o material do próprio condiloma, 5-fluouracil pomada tópica, aplicação de solução de podofilina a 25%, vaporizapcão das lesões com laser de CO2.

Atualmente o tratamento de predileção para o HPV é a vaporização com laser escaneado de CO2, pois o número de recidiva da doença é bem menor em relação aos outros métodos de tratamento. O laser apresenta também a vantagem de diminuir os efeitos colaterais do tratamento que são a alopécia, despigmentação e fibroses na região.