Cisto Pilonidal

O cisto pilonidal forma-se na região interglútea ou lateralmente, ocorrendo a presença de orifícios e trajetos fistulosos. É extremamente doloroso e incômodo para o paciente quando infectado. Acomete com maior frequência o sexo masculino entre 15 e 30 anos.

Existem diversas teorias para explicar a formação do cisto, dentre elas, a teoria de que a região acometida apresenta uma grande quantidade de pêlos no subcutâneo que acabam se infectando pelos traumas constantes da região.

Tratamento

O tratamento do cisto é cirúrgico. Na fase aguda, na presença de abcesso, realizamos a drenagem e uso de antibióticos e analgésicos. Em seguida realiza-se o tratamento cirúrgico que consiste na identificação do trajeto fistuloso e retirada do cisto. A cicatrização completa ocorre em torno de 30 a 40 dias.

Na cirurgia convencional o paciente é internado e submetido a anestesia tipo bloqueio. No tratamento a laser o tratamento é ambulatorial, dispensando a internação e a anestesia é local com sedação.